Foi com muita emoção e algumas lágrimas à mistura que os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegaram na quinta-feira à noite ao Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, chegaram à Igreja de Gondifelos na presença de muitos jovens e não só. Segundo explicou Ana Novais, da Pastoral Juvenil, ao Diário do Minho, tratou-se de um momento emotivo e revestido de ainda maior significado uma vez que, em simultâneo, se celebrava o Dia de Nossa Senhora das Candeias.
A cerimónia, que incluiu eucaristia, bênção das velas e adoração da Cruz, foi presidida pelo arcipreste Francisco Carreira, na presença de vários párocos, grupos de jovens e da catequese, escuteiros e população em geral que se quis associar. «Foi uma celebração simples, mas bastante vivida», referiu Ana Novais.
Ontem, os símbolos seguiram em direção à Igreja de Vale S. Cosme onde houve um momento de oração e peregrinação pelas paróquias em redor. Um momento que contou com uma elevada afluência por parte dos fiéis. «O dia de hoje [ontem] tem sido uma surpresa desde manhã. Não contávamos com tanta gente por ser dia de semana, mas as pessoas estão bastante envolvidas. Não só os jovens, mas todos têm feito questão de estar presentes e sentimos que as pessoas, quando veem os símbolos, ficam emocionadas, querem tocar e até vemos lágrimas nos olhos», explicou, considerando que «a mensagem tem chegado a todos».
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Rita Cunha
Símbolos da JMJ recebidos em Famalicão com muita emoção e lágrimas
Publicado em 03 de fevereiro de 2023, às 18:43