Os símbolos oficiais da JMJ estão a percorrer o Arciprestado de Guimarães/Vizela, transmitindo «alegria» e mensagens de paz, de união e fraternidade a quem os acolhe, em espaços, públicos, instituições, escolas.
A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora chegaram a este arciprestado na noite de ontem, depois da missa de envio na paróquia de Arões, Fafe, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.
Apesar do frio, o acolhimento, na vila de Vizela, contou a participação de centenas de jovens e representantes da comunidade que saudaram a chegada do símbolos com «alegria» e «entusiasmo».
«A noite estava muito fria, mas os símbolos da JMJ aqueceram os corações. Eles mexem, não deixam ninguém indiferente, e sentiu-se isso, havia muita alegria e entusiasmo nos rostos das pessoas», contou ao Diário do Minho Miguel Araújo, membro do Comité Organizador Arciprestal (COA).
A Cruz peregrina e o ícone mariano foram transportados para Vizelanuma viatura dos Bombeiros e acompanhados por dezenas de automóveis em caravana, com uma paragem em Mesão Frio.
No quartel dos Bombeiros Voluntários de Vizela houve uma receção com a participação de várias entidade civis, autárquicas, religiosas e militares.
«Foi uma bonita receção pelos Bombeiros», disse Miguel Araújo.
De seguida, foram levados para o centro da vila, acompanhados por grupos de jovens, escuteiros, representações das paróquias de Guimarães e Vizela e comunidade em geral, culminando a noite com um momento musical na praça central com os símbolos da JMJ em palco.
Na ocasião, o Arcebispo de Braga explicou o significado dos símbolos da JMJ, recordou alguns dos ambientes por onde eles têm passado (cenários de conflito, de tensões, etc.) e destacou os milhões de pessoas que já os tocaram e foram tocados por eles.
D. José Cordeiro expressou a sua alegria por serem agora os jovens e as comunidades da Arquidiocese de Braga a poderem ter um contacto presencial com estes símbolos sagrados que foram confiados aos jovens pelo Papa João Paulo II.
[Notícia na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Jorge Oliveira
Símbolos da JMJ “aquecem” corações em noite fria em Vizela
Publicado em 24 de fevereiro de 2023, às 18:11