twitter

S. Bento da Porta Aberta prepara celebração de ano jubilar

S. Bento da Porta Aberta prepara celebração de ano jubilar
Fotografia

Publicado em 21 de março de 2020, às 17:01

Irmandade celebrou hoje a festa litúrgica da morte do fundador da ordem dos beneditinos

O Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, Terras de Bouro, vai viver um ano jubilar, entre 11 de julho de 2020 e 11 de julho de 2021. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, o cónego Roberto Rosmaninho Mariz, na Eucaristia celebrativa do Trânsito ou Morte de São Bento, transmitida em direto da Basílica através da página de Facebook da Irmandade.
A abertura do ano jubilar, na Festa do Padroeiro da Europa a 11 de julho desta ano, será feita pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, que foi quem decidiu a vivência deste ano jubilar no santuário de S. Bento, dado que o dia 11 de julho de 2021 é Domingo.
Hoje celebrou-se, à porta fechada, a primeira romaria de S. Bento deste ano pastoral, com uma Eucaristia na Basílica. Acompanhado pelo reitor do santuário, o presidente da Irmandade centrou a sua refexão a partir da Oração da Coleta em honra de S. Bento de Núrsia, um homem de fé que renunciou a todas as coisas supérfluas por amor a Deus, e convidou os fiéis a também eles renunciarem a muitas coisas em prol dos outros, mais ainda neste período de crise, em que as pessoas, por imperativos sanitários, estão retidas em casa. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Jorge Oliveira