Um grupo de 29 portugueses, membros do Instituto Católico de Viana do Castelo e da Basílica dos Congregados de Braga, foram recebidos na Residência Patriarcal do Fanar, em Istambul, na terça-feira 2 de Agosto, pelo Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, máxima autoridade da Igreja Ortodoxa.
A audiência foi concedida a pedido do P. Pablo Lima, presidente do ICVC, por intermédio do Arquitecto Ioannis Dedes e do Metropolita Ortodoxo de Portugal e Espanha, Arcebispo Bessarion Komzias. No encontro, participaram ainda o P. Paulo Terroso, delegado do ecumenismo da Arquidiocese de Braga e o P. Tiago Freitas, chefe de gabinete do Arcebispo Primaz.
O encontro durou aproximadamente uma hora e, durante o mesmo, o Patriarca dirigiu aos presentes palavras de testemunho sobre a Ortodoxia e de afecto em relação ao Papa Francisco. No termo do encontro, saudou individualmente cada pessoa e ofereceu uma fotografia dele com o Papa e uma cruz do Patriarcado Ecuménico. Por sua vez, o Patriarca recebeu uma cópia cerâmica da Fachada da Catedral de Braga, um volume fotográfico com as principais obras de arte sacra da Diocese de Viana do Castelo e um estudo publicado pelo P. Pablo Lima sobre as relações católico-ortodoxas. O encontro conclui com uma fotografia de grupo.
Após o encontro que ocorreu no primeiro dia de uma Peregrinação nos passos de São Paulo na Turquia, os participantes referiram inúmeras vezes a bondade do rosto e o calor das palavras do Patriarca.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Redação
Patriarca Bartolomeu de Constantinopla recebeu a delegação portuguesa

Fotografia
Publicado em 10 de agosto de 2022, às 18:48