twitter

Pastoral Universitária envia 21 voluntários para África

Pastoral Universitária envia 21 voluntários para África
Fotografia

Publicado em 18 de julho de 2017, às 22:47

Vinte e um jovens universitários a estudar em Braga vão aproveitar da melhor forma  as suas férias de verão, participando num projeto de voluntariado de curta duração em África, promovido pela Pastoral Universitária.  Trata-se do "Projeto Sementes", que tem como objetivo final a realização de missão nas ilhas de Santiago, Maio e Fogo, em Cabo Verde, e na Guiné Bissau.

O último encontro antes da partida para a missão, no passado sábado, 15 de julho, teve lugar no Centro Pastoral Universitário e foi marcado pela celebração de uma Missa de Envio, seguida de um jantar convívio, um encontro que juntou familiares, amigos e Sementes de outros anos. 

 A missa foi celebrada pelo Pe. Eduardo Duque, diretor da Pastoral Universitária e responsável pelo projeto. 

Durante a cerimónia os voluntários foram alertados para a importância de entenderem o que é ser missionário e foram impelidos a colocarem os medos e as inseguranças de lado, mas também a estarem dispostos a abrir-se aos outros. 

«É procurar estar disponível, servir, entregar-se de coração cheio ao próximo, refletir, estando atento ao que nos rodeia, e sermos convidados a sofrer uma transformação pessoal com as experiências que vivemos ao longo do período de preparação e na própria missão. Só assim nos iremos conseguir transformar em pessoas melhores e sermos responsabilizados por contribuirmos ativamente por tornar o mundo mais justo, simples e igual», sintetizou uma das voluntárias, Maria Manuel Pereira, do Curso de Medicina da UMinho.

O Pe. Duque apelou ainda aos voluntários para que deixem de ser ‘’terra seca’’ e, com cada semente que lhes foi dada, se sintam capazes de dar fruto nesta missão com que se comprometeram.

Durante os dez meses de preparação do projeto os jovens voluntários caminharam juntos, e tornaram esta missão possível e em cada um nasceu a vontade cada vez maior de querer continuar neste espírito e fazer deste projeto um propósito mais longínquo nas suas vidas. 

No final, os voluntários deixam um agradecimento sincero a Deus por os ter desafiado a sair do seu conforto e a embarcar nesta viagem de encontro ao outro. 


Autor: