Apesar da padroeira ser Santa Cristina, a paróquia de Cerzedelo celebrou hoje a Festa das Cruzes, dando cumprimento a uma tradição que vem desde o tempo em que este território do concelho de Guimarães pertenceu a Barcelos.
Da parte da manhã saiu à rua a procissão do Senhor aos Entrevados e, da parte da tarde, foi realizada a procissão "Via Lucis" pelas 16 cruzes que, ano após ano e ao longo de gerações, são enfeitadas pelas mesmas famílias.
Segundo o pároco de Cerzedelo, a procissão do Senhor dos Entrevados levou este ano a comunhão a seis doentes, num percurso de quatro quilómetros.
«Este é o momento mais importante de toda esta festa. É a união que cria entre as pessoas. Levar a comunhão aos doentes é algo que fazemos por missão. Mas, nesta altura, esta é a forma de nós dizermos às pessoas que elas também estão connosco na festa. Portanto, se eles não podem deslocar-se ao templo ao encontro deles nesses tapetes de flores bonitos que se viram pela freguesia inteira», disse o padre José Ferreira Marques.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: José Carlos Ferreira
? Paróquia de Cerzedelo celebrou tradicional "Festa das Cruzes"
Publicado em 06 de maio de 2018, às 21:22