O Administrador Diocesano de Viana do Castelo mostrou-se hoje convicto de que o novo bispo de Viana será anunciado antes do próximo Encontro Diocesano das Famílias, em maio de 2022.
O monsenhor Sebastião Ferreira falou esta semana com o Núncio Apostólico em Portugal, mas não recebeu uma data concreta.
«Apontou-me metas, mas todas elas, digamos, para além das férias [de verão]», disse aos jornalistas, referindo que o representante do Papa «está muito atento» à Diocese de Viana e isso dá uma «certa tranquilidade».
Desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, em 18 de setembro em 2020, a Diocese de Viana está em Sede vacante, ou seja, falta-lhe o bispo. Está a ser servida por um Administrador Diocesano.
Falando à margem do 3.º Viana em Família - Encontro Diocesano das Famílias, monsenhor Sebastião Ferreira referiu que não é só administrador do património físico da Diocese, mas também administrador do património espiritual.
«Numa continuidade daquilo que fazia o senhor D. Anacleto vou fazendo também. A tudo aquilo a que ele dava alma eu procuro, à minha maneira, mais pobre, dar também essa alma e, sobretudo, colocar a Diocese viva, a mexer», acrescentou.
[Notícia na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Jorge Oliveira
Novo bispo de Viana chegará antes de maio de 2022
Publicado em 30 de maio de 2021, às 19:49