AIrmandade da Penha vai oferecer à comunidade vimaranense um concerto, no dia 8 de dezembro, pelas 21h30, no auditório da Universidade do Minho, polo de Azurém. O espetáculo está a cargo da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa e do fadista revelação Luís Caeiro, informou a organização católica de Guimarães.
A Banda de Música da Força Aérea, sob direção do maestro Capitão António Rosado, vai abrilhantar a noite de 8 de dezembro na cidade de Guimarães, interpretando peças de música clássica e ligeira, mas também acompanhando alguns dos fados cantados pelo fadista Luís Caeiro.
Trata-se de um concerto único na cidade-berço e no país, com que a Irmandade da Penha deseja festejar os seus 150 anos de fundação, os 70 anos de inauguração do Santuário e os 90 anos da inauguração do imponente monumento erigido na Montanha da Penha de homenagem aos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
Simultaneamente, a Irmandade da Penha deseja, ainda, celebrar com toda a população o «grande êxito» da iniciativa inédita da peregrinação da Senhora da Penha por todas as paróquias do concelho, ocorrida ao longo do último ano, que culminou na grandiosa peregrinação anual à penha, no passado mês de setembro. «Este é um ano festivo que nos enche de particular orgulho e esta festa apenas faz sentido partilhada com todos os vimaranenses. É também um privilégio e uma honra podermos contar em Guimarães com a atuação da prestigiada Banda da Força Aérea e do fadista Luís Caeiro, que, estamos certos, vão oferecer aos vimaranenses um concerto extraordinário e memorável», refere o juiz da Irmandade, Roriz Mendes.
O concerto da Banda de Música da Força Aérea e do fadista revelação Luís Caeiro, dia 8 de dezembro, pelas 21h30, no auditório nobre da Universidade do Minho (Guimarães), tem entrada grátis, mediante bilhete de oferta que pode ser levantado nos Serviços de Atendimento do Santuário da Penha.
Refira-se que o Santuário da Penha é exemplar único da arquitetura religiosa de Marques da Silva que completa, este ano, 70 anos sobre a sua inauguração.
Ainda este ano, completaram-se, a 12 de junho, os 90 anos da inauguração do imponente monumento erigido na Montanha da Penha de homenagem aos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, assinalando o feito da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro.
Trata-se de uma emblemática escultura sobre rocha, que exibe uma águia, da autoria do mestre vimaranense José Luís de Pina, inaugurada em 1927, num monumento de singular beleza e valia arquitetónica. Uma obra emblemática de Guimarães, que orgulha e enriquece a Montanha da Penha, administrada pela Irmandade, que mobilizou a sociedade vimaranense da época para a sua construção, refere a Irmandade.
Autor: Redação
Irmandade da Penha oferece concerto único a Guimarães
Publicado em 22 de novembro de 2017, às 15:28