A Igreja de Santa Maria de Prado, Arciprestado de Vila Verde, vai inaugurar no próximo fim de semana, 22 e 23 de maio, o seu novo órgão de tubos.
O instrumento é apresentado à comunidade em dois concertos, o primeiro no sábado, às 21h00, e o segundo no domingo, solenidade de Pentecostes, às 17h00, a cargo do organista Daniel Ribeiro que interpretará obras de Bach, Rheinberger, Bédard e Widor.
Desde 2011 que a comunidade paroquial de Santa Maria de Prado, confiada ao padre João Alberto Correia, acalentava o sonho de ter na sua igreja um órgão de qualidade, a «bem do culto e do cultivo da música».
O instrumento foi adquirido na Alemanha, em fevereiro de 2020, após uma «longa prospeção», numa comunidade protestante, em Lüdenscheid, em cuja igreja o culto foi encerrado.
Criar um ambiente celebrativo «mais espiritual, mais elevado, mais artístico e estético» que «melhor potencie» as celebrações e sirva de «suporte a uma oração mais intensa dos fiéis» foi a principal razão que levou a paróquia a comprar este órgão, disse ao Diário do Minho o pároco de Prado.
Outra razão prende-se com o desejo de potenciar a dimensão cultural naquele templo, nomeadamente o cultivo da música com concertos e a promoção da aprendizagem da arte dos sons (com aulas de órgão com o objetivo de formar organistas).
O «enriquecimento do património e até a estética da igreja» foi outro motivo, também importante, que levou a investir neste instrumento, acrescentou o sacerdote, que não tem dúvidas de que este órgão vai dar mais solenidade e beleza às celebrações.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Redação
Igreja de Prado inaugura novo órgão de tubos com dois concertos
Publicado em 19 de maio de 2021, às 15:13