Obispo auxiliar de Braga D. Nuno Almeida transmitiu uma mensagem de esperança e otimismo aos jovens que estiveram na receção dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Arciprestado da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, pedindo-lhes para não se deixarem levar pelo pessimismo, disse ao Diário do Minho a porta-voz do Comité Organizador Arciprestal (COD).
O prelado referiu que «o contrário da alegria não é a tristeza», mas «é o pessimismo» que pode decorrer da ausência de projetos de vida e de uma vida afastada de Cristo e das dinâmicas da comunidade.
«Caros jovens, não vos deixeis levar pelo pessimismo», apelou D. Nuno, lembrando que Jesus está sempre presente na vida de cada um e não deixa ninguém para trás.
Segundo Patrícia Torres, o bispo auxiliar de Bragaincentivou ainda os jovens a saírem do «sofá», a não se acomodarem, e a olharem para a Cruz como «um +» na suas vidas.
Por seu lado, o arcipreste da Póvoa de Varzim/Vila do Conde agradeceu a participação do numeroso grupo de jovens nesta peregrinação e disse-lhes para não terem medo de assumir aquilo que Deus lhes pede.
«A Igreja só será jovem quando o jovem foi Igreja», salientou o padre Manuel Casado Neiva.
O Arciprestado da Póvoa de Varzim/Vila do Conde recebeu os símbolos da JMJ do arciprestado de Esposende, na noite de ontem, na igreja matriz da Apúlia.
Depois da celebração da Palavra, os símbolos foram levados para a paróquia de Estela, com a colaboração dos Bombeiros, quer de Vila do Conde, quer da Póvoa de Varzim, e das forças de segurança (GNR, PSP e Polícia Municipal). A comunidade de Apúlia também se fez acompanhar até ao limite das duas freguesias.
Na Estela, no adro da igreja, houve um pequena cerimónia de acolhimento dos símbolos, com a presença de D. Nuno Almeida e dos sacerdotes do Arciprestado, jovens e adultos das comunidades.
Daqui, a peregrinação seguiu para a cidade da Póvoa de Varzim, sempre com o Hino das JMJ em “looping” para as pessoas perceberem o que estava a acontecer na rua, com paragens no quartel dos Bombeiros e na Praça do Almada, onde os símbolos foram acolhidos pelas autoridades civis e religiosas.
O dia terminou com a celebração da Eucaristia jovem, em honra de São João Bosco, na igreja matriz da Póvoa de Varzim, presidida por D. Nuno Almeida que acompanhou os jovens desde o início.
[Notícia na edição impressa do Diário do Minho]
Autor:
D. Nuno Almeida incentiva jovens a encarem a vida com otimismo
Publicado em 01 de fevereiro de 2023, às 18:14