twitter

Cardeal António Marto nomeado para dicastério no Vaticano

Cardeal António Marto nomeado para dicastério no Vaticano
Fotografia

Publicado em 15 de fevereiro de 2023, às 12:00

Este dicastério teve já à sua frente o cardeal português José Saraiva Martins.

O Papa Francisco nomeou o cardeal António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, para membro do Dicastério para a Causa dos Santos, órgão que analisa e decide os processos de candidatos à beatificação e canonização, informou o Vaticano.

Este dicastério, atualmente liderado pelo cardeal italiano Marcello Semeraro, teve já à sua frente o cardeal português José Saraiva Martins, entre 1998 e 2008, quando ainda tinha a designação de Congregação para as Causas dos Santos. O cardeal António Marto deixou a diocese de Leiria-Fátima em março do ano passado, a dois meses de completar 75 anos, tendo sido substituído no cargo por José Ornelas, atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Natural de Tronco, Chaves, estudou nos seminários de Vila Real e Maior do Porto, sendo ordenado padre em Roma, em 07 de novembro de 1971.Especializado em Teologia Sistemática, na Pontifícia Universidade Gregoriana, concluiu o doutoramento em 1977 com tese sobre "Esperança cristã e futuro do homem. Doutrina escatológica do Concílio Vaticano II".

Depois de ter dado aulas no Seminário Maior do Porto e na Universidade Católica, foi nomeado bispo auxiliar de Braga a 10 de novembro de 2000 (a ordenação episcopal decorreu em Vila Real, em 11 de fevereiro de 2001), depois bispo de Viseu, em 22 de abril de 2004, e bispo de Leiria-Fátima, em 22 de abril de 2006.

Como titular da diocese de Leiria-Fátima recebeu no Santuário da Cova da Iria os papas Bento XVI, em 2010, e Francisco, em 2017, no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima e da canonização dos videntes Francisco e Jacinta Marto.

Atualmente, outro cardeal português, José Tolentino Mendonça, está à frente de outro dicastério no Vaticano, o da Cultura e Educação.


Autor: Redação/Lusa