O anúncio foi ontem feito durante o Conselho Arquidiocesano da Pastoral Jovem, que decorreu nos Serviços Centrais da Arquidiocese de Braga.
Organizado por quatro igrejas, nomeadamente a Igreja Católica Romana, a Igreja Metodista, a Igreja Presbiteriana e a Igreja Lusitana, o XIX Fórum Ecuménico Jovem debruçar-se-á este ano sobre o tema “Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21, 51), tendo como painel central a reflexão acerca dos 500 anos de Reforma Protestante.
Segundo o coordenador diocesano do Departamento da Pastoral Jovem, Alberto Gonçalves, o programa desta iniciativa já se encontra praticamente concluído, destacando-se a realização, após o almoço partilhado, de 15 workshops de várias áreas, desde a fé, passando pelo teatro, a pintura, a arquitetura, que trabalharão a temática do trabalho ecuménico, sob a orientação de diversos monitores das quatro Igrejas organizadoras.
«Outro dos grandes momentos que aguardamos com ansiedade é a realização da Festa de Cristo, uma celebração ecuménica que terá lugar nesse dia às 16h30”, revelou Alberto Gonçalves.
O Fórum Ecuménico terá início pelas 09h30, com o acolhimento aos participantes, seguindo-se, às 10h30, a cerimónia de boas vindas, que contará com a participação do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.
Na ocasião terá lugar uma breve apresentação da Arquidiocese de Braga, e em particular do trabalho desenvolvido a nível juvenil e ecuménico.
A partir das 11h30 terá lugar um painel acerca dos 500 anos da Reforma Protestante, seguindo-se, às 13h00, o almoço partilhado, e os workshops, às 14h30.
A “Festa de Cristo”, às 16h30, promete ser um dos mais belos momentos do dia, que terminará às 17h30, com o Gesto de Envio.
A inscrição para o XIX Fórum Ecuménico é gratuita, havendo ainda vagas em aberto, para uma iniciativa que promete estar aberta a todos quantos quiserem participar.
Dias do Animador e da Juventude
O Conselho Arquidiocesano da Pastoral Jovem, que ontem decorreu foi também ocasião para preparar atempadamente outras celebrações, nomeadamente a do Dia Arquidiocesano do Animador, que terá lugar a 6 de janeiro de 2018, bem como o Dia Arquidiocesano da Juventude, que se celebrará no dia 2 de junho do próximo ano, em Vieira do Minho.
Para Alberto Gonçalves este dia será preparado em equipa a partir de janeiro, de maneira a proporcionar uma participação em grande número dos jovens da Arquidiocese, constituindo um verdadeiro dia de encontro da juventude.
Outras Iniciativas
Durante o encontro foram ainda agendadas outras iniciativas, como a participação no Fátima Jovem, no mês de maio, e a ida à comunidade ecuménica de Taizé, entre 3 e 13 de agosto, que como é já tradição, encerrará o verão, proporcionando aos jovens um momento único de reflexão.
Autor: Carla Esteves