twitter

Escola São Frutuoso apresenta concerto sobre a Eucaristia

Escola São Frutuoso apresenta concerto sobre a Eucaristia
Fotografia DR

Publicado em 14 de novembro de 2025, às 19:51

Este domingo, na Igreja do Convento de São Francisco, em Viana do Castelo

A Escola de Música Litúrgica São Frutuoso (ELMSF) apresenta domingo, 16 de novembro, na igreja do Convento de São Francisco, em Viana do Castelo, o concerto “Elevação”, inteiramente dedicado ao Sacramento da Eucaristia.

Integrado no Ciclo de Órgão de Viana do Castelo, o concerto tem início pelas 17h00, uma hora depois do anunciado inicialmente  - alteração justificada  por motivos de força maior.

Com duas décadas de atividade ao serviço da pastoral litúrgica da Arquidiocese de Braga, a EMLSF volta a participar no Ciclo de Órgão de Viana do Castelo propondo um programa que parte e termina simbolicamente no Altar.

«Apresenta orações sonoras correspondentes aos vários lugares do culto eucarístico: o trono da tribuna, os tapetes floridos das procissões, os degraus da comunhão até à nossa própria intimidade alimentada», precisa a organização.

O concerto reúne trabalho de várias classes da Escola sob direção de André Carvalho, em diálogo com o organista e solista principal Daniel Ribeiro, professor da EMLSF. 

A programação dá particular destaque à criação contemporânea, com a interpretação de dois motetes eucarísticos de António Azevedo Oliveira (Arquidiocese de Braga) e Jorge Alves Barbosa (Diocese de Viana do Castelo), ambos discípulos do compositor Manuel F. de Faria. Será ainda estreado um tríptico eucarístico de Hermenegildo Faria e Eurico Carrapatoso, com os solistas convidados José Carlos L. de Miranda e Manuel S. Costa.

O repertório instrumental inclui obras de compositores ibéricos como Carlos Seixas, Melchor López Ximénez, Joaquín Laseca e Sebastien Aguilera de Heredia.

A Elevação é um momento de adoração de Jesus Sacramentado que, na Prece Eucarística, segue imediatamente o momento da transubstanciação. Antes da instalação de amplificação sonora nas igrejas, este momento prolongava-se de modo a promover a adoração pessoal dos fieis enquanto o celebrante rezava em voz baixa o Cânone Romano, tendo dado origem a um riquíssimo património musical.

O local do espetáculo – o Convento de São Domingos, fundado por São Bartolomeu dos Mártires e que guarda as suas relíquias junto ao altar-mor – reforça o caráter espiritual da proposta musical.