twitter

Bispos de Braga iniciam domingo Visita Pastoral ao Arciprestado de Celorico de Basto

Bispos de Braga iniciam domingo Visita Pastoral ao Arciprestado de Celorico de Basto
Fotografia DR

Publicado em 14 de novembro de 2025, às 15:52

Percurso começa com uma celebração em São Romão do Corgo, terra do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos

Os bispos da Arquidiocese de Braga iniciam domingo, dia 16 de novembro, a Visita Pastoral ao Arciprestado de Celorico de Basto, com um programa até ao dia 14 de dezembro que compreende encontros com as paróquias, instituições, agentes pastorais e comunidades locais.

Durante um mês, o Arcebispo Metropolita, D. José Cordeiro, e os bispos auxiliares, D. Delfim Gomes e D. Nélio Pita, percorrerão o território celoricense, promovendo momento de oração, formação e proximidade pastoral.

A abertura da Visita Pastoral está marcada para as 15h00, na igreja paroquial de São Romão dos Corgo, com uma celebração de Adoração ao Santíssimo Sacramento e Oração de Vésperas, durante a qual serão evocadas duas figuras de referência no arciprestado: o Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos, sepultado naquela igreja, e o Venerável Padre Albino, também natural do arciprestado.

No âmbito da visita, a Arquidiocese promoverá três formações temáticas, abertas à participação de todos os fiéis.  A primeira, dedicada à liturgia, realiza-se a 21 de novembro, às 21h00, na Sede do Arciprestado. Segue-se uma formação sobre catequese, a 28 de novembro, no mesmo horário, no Auditório do Centro Cultural Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. O mesmo espaço acolherá a terceira formação,  focada na caridade e na ação social, marcada para o dia 12 de dezembro, às 21h00. 

Os bispos dividirão o acompanhamento das comunidades paroquiais ao longo das próximas semanas. Entre 19 e 23 e 27 e 30 de novembro, D. José Cordeiro visitará as comunidades confiadas ao padre Sérgio Araújo: Arnoia, Borba da Montanha, Basto Santa Tecla e Carvalho.

No mesmo período, D. Nélio Pita visitará as paróquias acompanhadas pelo padre Francisco Medeiros: Codessoso, Moreira do Castelo, Fervença e Agilde. 

Já D. Delfim Gomes visitará as comunidades ao cuidado do padre António Gonçalves: Molares, Gagos, Ourilhe, Caçarilhe, Vale de Bouro e Basto São Clemente.

De 3 e 7 de dezembro, as visitas continuam com o Arcebispo a deslocar-se às comunidade de Ribas, confiada pelo padre Albano Costa. Em paralelo,  D. Delfim Gomes irá às paróquias acompanhadas pelo padre Parcídio Rodrigues (Canedo de Basto, Corgo e Veade), enquanto D. Nélio Pita estará nas comunidades orientadas pelo padre José Carlos Macedo (Britelo, Gémeos e Infesta). 

A visita pastoral terminará a 14 de dezembro, às 15h00, no Mosteiro de Arnoia, com uma cerimónia que incluirá a tomada de posse e entrega das provisões aos membros dos conselhos pastorais paroquiais e interparoquiais. 

A Arquidiocese de Braga e o Arciprestado de Celorico de Basto convidam à participação ativa de todas as comunidades, sublinhando o carácter de «renovação espiritual e pastoral» da Visita Pastoral.