O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) associa-se simbolicamente à Cimeira do Clima das Nações Unidas (COP30), que está a decorrer em Belém do Pára, Brasil, com o projeto “Give Back” - ecologia integral, no contexto do percurso do Jubileu.
A iniciativa recorda o apelo lançado em julho passado, em Roma, na Basílica de São Paulo Extramuros - “A terra é dom, não recurso. Cuidá-la é um ato diário e urgente.” - e irá materializar-se com a plantação de mais de 25 mil árvores em todo o País.
«O projeto prevê a plantação de 25025 árvores nos próximos dois anos em Portugal para compensar a pegada ecológica das viagens dos 11527 jovens portugueses que participaram no Jubileu», indica o DNPJ.
A iniciativa está a ser desenvolvida em parceria com dioceses, movimentos, congregações, grupos de jovens e autarquias, mobilizando jovens de todo o país em ações locais de reflorestação e sensibilização ambiental.
Na Arquidiocese de Braga, o Departamento Arquidiocesano da Pastoral dos Jovens está a agilizar o processo com o envolvimento das equipas arciprestais, a partir das quais serão feitos contactos com os municípios no sentido de articular as ações de plantação.
«Em breve iremos apresentar o plano, tendo em conta aquela que é a realidade de cada arciprestado», disse ao Diário do Minho o padre Rúben Cruz, Assistente do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral de Jovens.
Numa altura em que o planeta enfrenta desafios ambientais sem precedentes e as lideranças mundiais procuram soluções urgentes, os jovens católicos portugueses reafirmam a sua vontade de ser parte da solução, promovendo estilos de vida mais simples e comunidades sustentáveis.
O DNPJ afirma que este compromisso ecológico e espiritual continuará a inspirar o caminho até ao Rejoice - Jornada Mundial da Juventude , que se realizará em Lamego, de 24 a 26 de julho de 2026.