twitter

Confraria da Senhora do Facho quer requalificar adro e espaço envolvente

Confraria da Senhora do Facho quer requalificar adro e espaço envolvente galeria icon Ver Galeria
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 06 de julho de 2025, às 18:58

Santuário mariano de Barcelos acolheu peregrinação anual

A Confraria de Nossa Senhora da Assunção do Monte do Facho, em Oliveira, Barcelos, pretende avançar com obras de requalificação no santuário, no sentido de valorizar ainda mais o espaço e acolher melhor os peregrinos que todos os anos sobem ao monte em devoção à Senhora do Facho.

«A prioridade neste momento é a requalificação do adro e do espaço envolvente à capela, que se encontra muito degradado», explicou Abel Silva, membro da Confraria, em declarações hoje ao Diário do Minho, à margem da peregrinação de zona ao santuário.

Segundo o responsável, o projecto compreende a colocação de pavimento em pedra, respeitando o aspeto rústico e natural do monte, e também prevê a melhoria das casas de banho, além da manutenção contínua dos oito hectares de terreno que rodeiam o santuário, da responsabilidade da Confraria.

O custo destas obras está estimado entre os 100 mil e os 150 mil euros, disse Abel Silva, lembrando que a Confraria, como não tem a verba necessária, vem desenvolvendo diversas iniciativas para angariar fundos, como a organização de jantares e a venda de comida para fora.

O mesário sublinhou ainda o contributo anónimo de muitos benfeitores, que oferecem material ou mão de obra. 

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, que participou na Eucaristia da peregrinação, garantiu que o Município irá também ajudar a realizar esta obra.

«Já estivemos reunidos com elementos da Confraria. Eles têm um plano de requalificação e vamos procurar formas de ajudar a que esta obra seja possível», garantiu Mário Constantino Lopes, destacando o valor espiritual e cultural do santuário.

«Aqui há uma enorme devoção à Senhora do Facho. Este é um espaço que, além da fé, promove o convívio e a união familiar. As nossas peregrinações - esta, a da Senhora da Franqueira, a da Senhora do Socorro, a da Senhora da Aparecida, são símbolos muito fortes da nossa religiosidade, mas também da nossa cultura e das nossas tradições», concluiu.

A Confraria, composta por 15 elementos, iniciou novo mandato em março deste ano, com duração até 2027.