twitter

Conversa “Fé & Feminino” reflete sobre o lugar da mulher nas religiões

Conversa “Fé & Feminino” reflete sobre o lugar da mulher nas religiões
Fotografia
Fotografia DR

Publicado em 09 de junho de 2025, às 18:43

No dia 13 de junho, na Basílica dos Congregados, em Braga

A Basílica dos Congregados, em Braga, acolhe no próximo dia 13 de junho, sexta-feira, às 21h00, mais uma sessão do ciclo de conversas “Fé & …”, desta vez dedicada ao tema “Fé & Feminino”. 

O encontro pretende ser um espaço de escuta, reflexão e diálogo sobre o lugar da mulher nas religiões, a partir de diferentes perspetivas femininas e confissões religiosas. A conversa contará com a participação de Fátima Castro, coordenadora do Departamento Arquidiocesano da Catequese de Braga e ex-missionária em Moçambique; Mansata Baldé, jovem muçulmana da Guiné-Bissau, estudante de Relações Internacionais; e Maria Morais Silva, professora de Português e Latim, fundadora do projeto artístico e espiritual “PeregrinAr-Te”.

O Padre Paulo Terroso, um dos dinamizadores do evento, destaca que «esta conversa quer escutar o que as mulheres têm a dizer sobre a sua experiência de fé, o seu lugar nas comunidades, os obstáculos e as esperanças». 

«Queremos perceber como são vistas, como vivem e como projetam o futuro da presença feminina nas religiões, com foco particular no catolicismo e no islamismo», acentua o Reitor da Basílica dos Congregados.

Num tempo em que o papel da mulher nas instituições religiosas continua a suscitar debate, “Fé & Feminino” propõe um olhar sincero e respeitoso, a partir das vivências concretas de três mulheres com percursos distintos, mas unidas pelo desejo de transformar o mundo com fé, beleza e liberdade.«Este é um tema incontornável, que exige mais do que respostas prontas — exige escuta, coragem e caminho conjunto. Que lugar damos às mulheres na Igreja? Que lugar damos a Deus no feminino? Que novas formas de presença e participação estamos dispostos a reconhecer e promover?», sublinha Paulo Terroso.

A entrada é livre e aberta a todos os que desejem participar. A iniciativa insere-se num ciclo promovido pela Basílica dos Congregados que já abordou temas como “Fé & Política”, “Fé & Gastronomia” ou “Fé & Dança”.