twitter

Catequistas da Arquidiocese de Braga renovam espírito missionário em encontro jubilar

Catequistas da Arquidiocese de Braga renovam espírito missionário em encontro jubilar galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Publicado em 07 de junho de 2025, às 19:23

Mosteiro de Refojos, em Cabeceiras, acolheu terceiro e último encontro de Catequese Jubilar

O Mosteiro de São Miguel de Refojos de Basto, em Cabeceiras de Basto, acolheu o terceiro e último Encontro de Catequese Jubilar da Arquidiocese de Braga.

A iniciativa, promovida pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese (DAC), em articulação com as equipas arciprestais, reuniu dezenas de catequistas, sacerdotes e agentes pastorais, num ambiente marcado pela oração, reflexão e «renovação do entusiasmo missionário».

O encontro encerrou um ciclo de três etapas formativas que tiveram como objetivo preparar espiritualmente os catequistas da Arquidiocese para o Jubileu dos Catequistas, a celebrar-se em Roma, no terceiro fim de semana de setembro.

Sob o tema “Em Caminho...”, a celebração em Refojos, na passada quinta-feira, evocou o dinamismo do Espírito Santo, inspirando-se no tempo litúrgico do Pentecostes.

A celebração inclui momentos ricos em simbologia como a bênção do fogo, a proclamação da Palavra, uma reflexão orientada pelo pedre Sérgio Torres, e a escrita de compromissos individuais em balões amarelos que foram simbolicamente erguidos representando a luz do Espírito Santo.

Durante a celebração, os jovens do Arciprestado animaram musicalmente os momentos de oração, contribuindo para um ambiente de alegria e comunhão.

Esta terceira etapa completou o itinerário iniciado na Quaresma, centrado na conversão, e continuado num segundo encontro mariano, orientado pela esperança e entrega.

O encontro foi preparado pelas equipas arciprestais de Guimarães, Fafe, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto e contou com o apoio do pároco local, o padre Manuel Batista Quinta.

Em nome do Departamento Arquidiocesano da Catequese, Fátima Castro, agradeceu às equipas arciprestais pela preparação deste encontro «com tanto zelo», bem como ao pároco pelo «acolhimento fraterno».

Deixou ainda uma palavra de gratidão ao padre Sérgio Torres, pela exposição do tema, aos jovens de Cabeceiras de Basto pelos cânticos e aos catequistas pela sua presença e «renovado espírito missionário».

A caminhada jubilar da Catequese prossegue a 20 de setembro, com a realização de uma Vigília de Oração simultânea em todos os arciprestados da Arquidiocese, um momento de comunhão  que prepara espiritualmente o envio de catequistas para o Jubileu em Roma.