twitter

Cinco municípios dos distritos de Braga e de Viana do Castelo vão peregrinar a Santiago de Compostela

Cinco municípios dos distritos de Braga e de Viana do Castelo vão peregrinar a Santiago de Compostela
Fotografia
Fotografia DR

Publicado em 04 de junho de 2025, às 20:02

Chegada à Catedral de Santiago de Compostela está prevista para 26 de julho

Cinco municípios das áreas das dioceses de Braga e de Viana do Castelo - Vila do Conde/Póvoa de Varzim, Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença - vão integrar uma peregrinação coletiva a Santiago de Compostela, que arranca no próximo dia 7 de junho e que vai privilegiar o Caminho Português Central. 

Na peregrinação, que é promovida pela Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago (AACPS), participa também a diocese do Porto e conta com a colaboração do Turismo Porto e Norte e dos municípios de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença, Porto, Matosinhos e Maia.  

A saída da peregrinação será da Sé do Porto e a chegada a Santiago de Compostela vai ocorrer a 26 de julho, uma vez que só haverá peregrinação aos sábados. «O percurso será feito aos sábados, atravessando o norte de Portugal e a Galiza ao longo de oito etapas, numa rota histórica de devoção, convívio e descoberta cultural», disse a organização, em comunicado enviado ao Diário do Minho.
Acrescenta a nota de imprensa que esta peregrinação é o resultado de «um esforço conjunto» que visa «valorizar o Caminho Português como destino espiritual, turístico e patrimonial». 

Destacando que a peregrinação vai percorrer «um Caminho com alma, cultura e paisagem», a Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago sublinha que os peregrinos terão uma experiência que alia religiosidade e cultura. 

«Desde a imponência da Sé do Porto até à grandiosidade da Catedral de Santiago de Compostela, os peregrinos percorrerão mais de 240 kms, numa experiência profundamente transformadora. Pelo caminho, passarão por mosteiros milenares, centros históricos encantadores, paisagens naturais deslumbrantes e comunidades que há séculos acolhem quem trilha estas veredas de fé», rede a associação.

Cada etapa incluirá o fornecimento de uma refeição leve e haverá transporte de regresso ao ponto de partida (ou a Valença, nas etapas galegas). O custo de inscrição é de 10 euros por etapa em território português e 20 euros por etapa na Galiza.

Em território português, a etapa do dia 7 vai ligar a o Porto (Sé) ao Mosteiro de Vairão, em Vila do Conde (27 kms). No dia 14 de junho a jornada vai cumprir a distância de 29 kms entre o Mosteiro de Vairão e a Igreja Matriz de Barcelos, ficando para o dia 21 o percurso entre Barcelos e o Museu dos Terceiros, Ponte de Lima (ditância de 33 km). A última etapa em solo nacional é feita no dia 28 de junho, com a ligação de Ponte de Lima ao Albergue S. Teotónio, em Valença (36 kms).

A entrada em território galego faz-se no dia 5 de julho, com a etapa que vai ligar Valença a Redondela (36 kms), ficando para o dia 12 do mesmo mês o cumprimento do percurso entre Redondela e Barro (30 kms). No dia 19 os peregrinos cumprem 31 kms entre Barro e Padrón. 
A chegada à Catedral de Santiago de Compostela ocorre no dia 26 de julho, depois de cumprida a última etapa de 26 kms, que vai ligar Padrón a Santiago de Compostela.

Segundo a organização, as inscrições são limitadas e podem ser feitas através do formulário online, disponível em https://forms.gle/GVxLJAds2RWB7aC67. Acrescenta a Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago que para as etapas em Portugal, as inscrições podem ser feita à segunda-feira anterior à respetiva etapa. Já a participação nas etapas a realizar na Galiza devem ser feitas até ao pazo limite de 15 de junho. 
Após o envio do formulário, os participantes serão contactados pela organização com os dados para pagamento e a inscrição só será válida após confirmação do pagamento.