A igreja românica de São Pedro de Rates, Póvoa de Varzim, volta a ser palco do Ciclo de Música Sacra, este ano centrado na temática do Ano Santo - Jubileu 2025, “Peregrinos de Esperança”.
A programação, apresentada hoje em conferência de imprensa, decorrerá durante cinco fins de semana, entre 26 de abril e 25 de maio, e compreende nove concertos, uma conferência, e um curso de música sacra seguido de um encontro de coros paroquiais.
José Abel Carriço, diretor artístico, destaca a qualidade e a abrangência artística deste ciclo que vai na XIX edição e conta com intérpretes na partes coral, instrumental e solística.
«Este ciclo já tem um bom nível, está consolidado, mas, naturalmente, gostaríamos de alcançar cada vez mais e melhor. Tem componentes importantes para apresentar a um público que esperamos seja vasto, como tem sido habitual», afirma.
José Abel Carriço nota que este evento deve-se a um «bom grupo de trabalho» constituído por elementos da Junta de Freguesia, da Câmara da Póvoa de Varzim e de outras instituições locais.
Organizado pela Melodiartes - Associação Musical e Cultural de Rates, o ciclo abre no dia do padroeiro da paróquia, 26 de abril (sábado), com o concerto “A música na celebração da Paixão e Ressurreição do Senhor”, às 21h30, pelo Laetare Ensemble, e encerra no último domingo de maio com o concerto “Te Deum laudamus”, às 17h00, pelo Coral “Ensaio” (Póvoa de Varzim) acompanhado pelo Ensemble Instrumental PróMúsica.
No domingo, o professor João Duque, da Universidade Católica - Braga, profere uma conferência, às 17h00, sobre “A Música sacra nas Grandes Celebrações”.
No primeiro fim de semana de maio, a igreja românica de Rates recebe dois concertos: “Ave Maris Stella”, no sábado, às 21h30, pelo Introitus Ensemble Vocal (Lisboa), e “A Frescuta Sagrada no Canto Juvenil”, no domingo (17h00) pelo Vox Luminis e Coro Infanto-Juvenil da Paróquia de Beiriz.
O dia 10 de maio (sábado) é reservado à música litúrgica no Arciprestado. Após uma tarde de formação, para salmistas e acompanhadores, terá lugar, pelas 21h30, um encontro de coros paroquias do arciprestado.
No domingo, o Coro e Orquestra do Distrito de Braga interpretará grandes obras de música num concerto marcado para as 17h00.
No fim de semana seguinte, 17 e 18 de maio, o ciclo oferece mais dois concertos sacros, desta vez por João Santos (Órgue - Célesta), no sábado, às 21h30, e pelo Ensemble Corde Voce, no domingo, às 17h00.
Para encerrar o ciclo estão reservados os concertos do organista Rafael Madanços, dia 24, às 21h30, e o concerto “Te Deum laudamus”, sob a direção de Tiago Carriço.
A formação em música sacra é uma atividade associada ao Secretariado Arciprestal de Música Litúrgica de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
Este ciclo, de entrada gratuita, é financiado pelo Turismo de Portugal e pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim .