twitter

Famalicão celebra Semana Santa com programa religioso, social e cultural

Famalicão celebra Semana Santa com programa religioso, social e cultural
Fotografia DR

Publicado em 31 de março de 2025, às 16:31

Organização do município, do arciprestado, associações e confrarias

A Câmara Municipal, o Arciprestado, confrarias e associações do concelho de Vila Nova de Famalicão prepararam um intenso programa para se viver o período da Quaresma e Semana Santa. Das iniciativas previstas, destaque para a conferência o “Cristianismo, Ainda Importa?”, a ter lugar no dia 4 de Abril, na Fundação Cupertino de Miranda.

Segundo um comunicado enviado ao Diário do Minho pela Câmara Municipal de Famalicão, as atividades começam no dia 4 e terminam no domingo, dia 27 de Abril, com o encerramento da Exposição de Cruzes Floridas.

Citado no comunicado da autarquia, o juiz da Confraria das Santas Chagas, José Pedro Sousa, 

refere queeste é um programa que  «envolve não só a comunidade paroquial, como também a cidade e o concelho de Famalicão».

«Famalicão torna-se visita obrigatória não só para quem quer vivenciar as Solenidades da Semana Santa, mas também para quem quiser saborear uma Páscoa Doce», acrescenta o responsável da Confraria das Santas Chagas,  entidade organizadora da Semana Santa de Famalicão.

Por seu turno, o arcipreste de Famalicão, o padre Francisco Carreira, salienta o caráter religioso da Semana Santa, mas também a importância de viver este momento em comunidade. 

«A Semana Santa culmina a fé, a família e a comunidade e, por isso, será verdadeiramente a Semana Maior ao ser vivida conforme esses três constituintes considerados fundamentais», realça.

De referir ainda que o início das celebrações contará com a terceira edição da Caminhada pelo Património Religioso e Histórico. 

No sábado, dia 12, a Praça-Mercado Municipal recebe o showcooking “A Cozinha da Tia Cátia”, a partir das 16h00.

Já no Domingo de Ramos, dia 13, celebra-se a Bênção e Procissão de Ramos, na Praça 9 de Abril, seguida da Eucaristia da Paixão, na Igreja Matriz Nova.

No dia 17, destaque para a procissão “Ecce Homo» que sai da Igreja Matriz Antiga pelas 21h30. 

Na Sexta-Feira Santa, dia 18, nota para a “Recriação do Julgamento de Jesus, na Praça 9 de Abril”, e para a Procissão do Enterro do Senhor a realizar-se de seguida, com o habitual percurso a iniciar na Rua de Santo António. Sábado, dia 19, a Vigília Pascal sai da Igreja Matriz Nova pelas 21h00.

No Domingo de Páscoa, a celebração da Eucaristia Solene decorrerá, como já é habitual, na Igreja Matriz Nova.

De salientar ainda que nos fins-de-semana de 5, 6, 12 e 13 de abril, repete-se o certame “Páscoa Doce”, na Praça D. Maria II, um evento que pretende unir a religião com o lazer.