twitter

Sameiro inaugura exposição de presépios “Abriram-se os Céus, Sorriu a Terra”

Sameiro inaugura exposição de presépios  “Abriram-se os Céus, Sorriu a Terra”
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 26 de novembro de 2024, às 19:23

Mostra reúne peças da coleção do cónego José Paulo Abreu

A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro vai inaugurar no dia 1 de dezembro, às 15h30, uma exposição de presépios no Posto de Turismo do Sameiro, intitulada “Abriram-se os Céus, Sorriu a Terra”.

A mostra reúne meia centena de presépios pertencentes à coleção particular do cónego José Paulo Leite de Abreu, presidente da Confraria do Sameiro. 

Preparada com o apoio da responsável pelo Posto de Turismo, a  exposição estará patente até ao dia 15 de janeiro de 2025, oferecendo ao público uma oportunidade de apreciar peças artísticas que retratam o espírito natalício em diferentes materiais e estilos.

O cónego José Paulo Abreu descreve a exposição como um convite a reviver a essência do Natal: «os presépios fotografam muito bem a gruta, as gentes, o ambiente, a alegria no céu e na terra, a ternura de Maria, o olhar contemplativo de José, os pés leves dos pastores, a esperança e busca dos reis magos, o nosso júbilo pelo presente divino que nos é dado».

Esta mostra, acrescenta, transporta para este ambiente natalício, despertando «belos pensamentos, sentimentos e emoções» pela chegada do «Redentor, do Salvador, do Príncipe da Paz».

O presidente da Confraria convida o público a viver este espírito de júbilo como os pastores e os reis magos quando acorreram ao presépio.

«Deixemo-nos colher por este espírito natalício. Vivamos em festa este acontecimento da vinda de Deus ao nosso meio», exorta.

Os visitantes são ainda convidados a refletir sobre o significado do Natal e a renovar o espírito de amor e partilha que caracteriza esta época.

«Que Menino nos traga quanto necessitamos para a nossa vida, que queremos feliz e mergulhada no amor», acrescenta.

Formulando votos de feliz Natal a todos, repleto de bênçãos da Sagrada Família, a Confraria de Nossa Senhora do Sameiro e o Posto de Turismo esperam que a fruição desta exposição inspire sentimentos de fé, união e alegria.