twitter

D. José Cordeiro convida para assembleia arquidiocesana no santuário de S. Bento

D. José Cordeiro convida  para assembleia  arquidiocesana no santuário de S. Bento
Fotografia

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 21 de novembro de 2024, às 19:41

Encontro marca início do novo ano litúrgico e pastoral

A Arquidiocese de Braga realiza no próximo dia 30 de novembro, a sua 3.ª Assembleia Arquidiocesana, no Santuário de São Bento da Porta Aberta. O evento decorrerá das 9h30 às 12h30, sob o mote “Nos trilhos de São Bento”, marcando simbólicamente o início do novo ano Litúrgico e Pastoral na Arquidiocese.

Numa mensagem vídeo divulgada através do site da Arquidiocese, o Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro convida todos os diocesanos a participarem neste «momento de oração, reflexão e festa», naquela que é o segundo santuário mais visitados de Portugal.

«A 3.ª Assembleia Arquidiocesana realiza-se no dia em que a Igreja celebra a festa litúrgica de Santo André, irmão de São Pedro, foi Santo André que levou Pedro a Jesus. Convido-te também a juntares-te a nós para iniciarmos juntos o ano litúrgico-pastoral na nossa Arquidiocese como peregrinos de esperança e de uma Igreja de portas abertas», afirma D. José Cordeiro.

A Assembleia integra-se no plano pastoral da Arquidiocese, “Caminho de Páscoa”, que traça orientações pastorais até ao ano de 2033, ano em que se celebram os dois mil anos da redenção de Jesus Cristo. «Representa um momento significativo de reafirmação do caminho da sinodalidade, um caminho de unidade e missão, que reflete a essência do Vaticano II», refere o padre Sérgio Torres, numa nota à imprensa.

Durante o encontro, além da palavra inicial do Arcebispo Metropolita, haverá uma comunicação do cónego Luís Miguel Rodrigues, em que abordará os desafios da evangelização e da vivência sinodal. 

A organização espera que a comunicação do Vigário Episcopal para a Educação Cristã e professor da Faculdade de Teologia da UCP «motive a igreja bracarense para uma maior consciência da vida e da missão da Igreja, num estilo e numa práxis sinodal sempre mais correspondente às exigências do Evangelho e à tarefa urgente da evangelização».

A Assembleia contará ainda com o contributo de Dom Bernardino Ferreira, Abade da Abadia de São Bento de Singeverga, que irá fazer uma reflexão centrada na espiritualidade beneditina.

«Na comunicação do Dom Bernardino Ferreira desejamos beber inspiração para os trilhos do “Caminho de Páscoa” que estamos a percorrer, deixando que a espiritualidade beneditina nos ensine como viver a “Conversão ao Evangelho” e como cuidar da nossa “Oração e Vida Espiritual”», acrescenta a organização.

Esta festa é animada também pela participação do Rancho Folclórico de Paradela/Valdosende (Terras de Bouro) e da Banda de Música da Torre (Amares).