twitter

Concerto na Sé de Braga abrilhanta centenário do Seminário de Nossa Senhora da Conceição

Concerto na Sé de Braga abrilhanta centenário do Seminário de Nossa Senhora da Conceição
Fotografia DR

Publicado em 15 de novembro de 2024, às 19:49

Coro da Capella Ocellum Duri, da cidade de Zamora, atua domingo, a partir das 15h00

As comemorações do centenário do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, prosseguem este domingo, 17 de novembro, com um Concerto pelo Coro Capella Ocellum Duri, da cidade de Zamora, na Sé Primacial de Braga, às 15h00.

Após o concerto, as celebrações continuam no edifício do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, onde, às 17h30, será celebrada a Eucaristia na Capela da Imaculada, presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.

Às 19h00, terá lugar o descerrar de uma placa comemorativa alusiva ao centenário, seguido de um jantar às 19h30, reunindo antigos alunos, atuais membros da instituição e convidados especiais.

Estas iniciativas integram um vasto programa organizado pela Arquidiocese de Braga, pela Direção do Seminário e pela Associação dos Antigos Alunos (ASSASB), que se prolongará nos próximos meses. 

O objetivo é celebrar os 100 anos de uma instituição que tem marcado a formação espiritual e académica de muitas gerações.

O Seminário de Nossa Senhora da Conceição completou 100 anos de existência na passada quinta-feira, tendo a data sido assinalada com a sessão solene de abertura das comemorações do centenário, no Auditório Vita. Na ocasião, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, anunciou que o Seminário Menor de Braga será distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade, aquando da cerimónia do Dia de S. Geraldo, a 5 de dezembro.

O Coro Capella Ocellum Duri, fundado em  Zamora em 2017, é composto por 12 cantores, destacando-se pela especialização em polifonia de vozes graves, uma tradição que tem vindo a perder espaço face aos coros mistos. Originalmente criado para celebrações em honra da Beata Erundina Colino, mártir da Guerra Civil Espanhola, tornou-se um grupo permanente em 2024, sob a direção de Monsenhor Pablo Colino.

O Capella Ocellum Duri é conhecido pela elevada qualidade vocal dos seus membros, muitos deles músicos profissionais, e pela dedicação à preservação desta herança musical.