O Centro de Formação D. António Marcelino (CEFAM), em Aveiro, organiza, no próximo sábado, dia 16 de novembro, a sua II Jornada de Formação Diocesana com o tema “Formar para a Renovação: corresponsabilidade, sinodalidade e ministérios”.
Este encontro, apontado como de grande importância para o acompanhamento da ação pastoral na Diocese de Aveiro, conta com a participação do padre Paulo Terroso, membro da Comissão de Comunicação da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, que fará uma reflexão sobre o processo sinodal e os desafios para o futuro da Igreja, a partir da sua vivência e conclusões nas Assembleias Sinodais.
O programa, que pretende envolver todo o Povo de Deus, mas sobretudo os agentes de pastoral, inicia-se às 9h30 com o acolhimento e palavra de boas-vindas, ao que se segue a conferência do padre Paulo Terroso, intitulada “E depois deste processo sinodal?”.
Nesta palestra, que terá um momento para diálogo aberto aos participantes nas Jornadas, o sacerdote da Arquidiocese de Braga vai partilhar a sua experiência no Sínodo, enquanto membro da Comissão de Comunicação, apontando uma perspetiva sobre os caminhos de corresponsabilidade e renovação eclesial.
Da parte da manhã haverá ainda uma mesa-redonda com a participação do padre António Freitas, da Diocese do Algarve, e da Equipa de Pastoral da Diocese de Coimbra, que vão partilhar as suas experiências partido do tema “A renovação da presença da igreja no território”.
Aberta ao diálogo com o público, esta mesa-redonda pretende, no fundo, inspirar os presentes no sentido da renovação da ação nas paróquias, promovendo uma maior integração e corresponsabilidade comunitária.
Depois do almoço, os trabalhos prosseguem com uma conferência do padre Francisco Melo, da Equipa de Pastoral da Diocese de Aveiro, que apresentará, a partir das 14h30, “novas formas de presença da Igreja no território”, alinhadas com os objetivos do plano pastoral da Diocese para o triénio 2024-2027, que convida os dioscesanos e as comunidades à «corresponsabilidade, sinodalidade e ministerialidade», seguindo o lema “Deus Caminha Connosco”, inspirado no episódio dos dois discípulos que caminhavam para Emaús e enquanto conversavam e discutiam Jesus aproximou-se e começou a caminhar ao seu lado sem que eles o reconhecessem.
Os organizadores da Jornada de Formação Diocesana destacam a importância da participação de todos as paróquias, sugerindo a presença de, pelos menos, dois agentes de pastoral por comunidade para que, em espírito sinodal, levem para as suas paróquias «preocupações de corresponsabilidade pastoral e ministerial na acção pastoral da Igreja».
«O propósito destas Jornadas é o acompanhamento formativo de âmbitos da nossa ação pastoral, dirigida para todo o Povo de deus, mas sobretudo para agentes de pastoral, sendo os ministros ordenados, por força do seu ministério, os primeiros com quem contamos no envolvimento, divulgação e participação», assinala Diocese de Aveiro, acrescentando que esta Jornada «tem uma particular importância nos objetivos deste ano pastoral».