twitter

Padre Paulo Terroso partilha vivência no Sínodo em jornada de formação na diocese de Aveiro

Padre Paulo Terroso partilha vivência no Sínodo em jornada de formação na diocese de Aveiro
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 13 de novembro de 2024, às 15:29

Encontro, no dia 16 de novembro, visa formar agentes de pastoral para a renovação da acção da igreja

O Centro de Formação D. António Marcelino (CEFAM), em Aveiro, organiza, no próximo sábado, dia 16 de novembro, a sua II Jornada de Formação Diocesana com o tema “Formar para a Renovação: corresponsabilidade, sinodalidade e ministérios”.

Este encontro, apontado como de grande importância para o acompanhamento da ação pastoral na Diocese de Aveiro, conta com a participação do padre Paulo Terroso, membro da Comissão de Comunicação da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, que fará uma reflexão sobre o processo sinodal e os desafios para o futuro da Igreja, a partir da sua vivência e conclusões nas Assembleias Sinodais.

O programa, que pretende envolver todo o Povo de Deus, mas sobretudo os agentes de pastoral, inicia-se às 9h30 com o acolhimento e palavra de boas-vindas, ao que se segue a conferência  do padre Paulo Terroso, intitulada “E depois deste processo sinodal?”.

Nesta palestra, que terá um momento para diálogo aberto aos participantes nas Jornadas, o sacerdote da Arquidiocese de Braga vai partilhar a sua experiência no Sínodo, enquanto membro da Comissão de Comunicação, apontando uma perspetiva sobre os caminhos de corresponsabilidade e renovação eclesial.

Da parte da manhã haverá ainda uma mesa-redonda com a participação do padre António Freitas, da Diocese do Algarve, e da Equipa de Pastoral da Diocese de Coimbra, que vão partilhar as suas experiências partido do tema “A renovação da presença da igreja no território”.

Aberta ao diálogo com o público, esta mesa-redonda pretende, no fundo, inspirar os presentes no sentido da renovação da ação nas paróquias, promovendo uma maior integração e corresponsabilidade comunitária. 

Depois do almoço, os trabalhos prosseguem com uma conferência do padre Francisco Melo, da Equipa de Pastoral da Diocese de Aveiro, que apresentará, a partir das 14h30, “novas formas de presença da Igreja no território”, alinhadas com os objetivos do plano pastoral da Diocese para o triénio 2024-2027, que convida os dioscesanos e as comunidades à «corresponsabilidade, sinodalidade e ministerialidade», seguindo o lema “Deus Caminha Connosco”, inspirado no episódio dos dois discípulos que caminhavam para Emaús e enquanto conversavam e discutiam Jesus aproximou-se e começou a caminhar ao seu lado sem que eles o reconhecessem.

Os organizadores da Jornada de Formação Diocesana destacam a importância da participação de todos as paróquias, sugerindo a presença de, pelos menos, dois agentes de pastoral por comunidade para que, em espírito sinodal, levem para as suas paróquias «preocupações de corresponsabilidade pastoral e ministerial na acção pastoral da Igreja». 

 «O propósito destas Jornadas é o acompanhamento formativo de âmbitos da nossa ação pastoral, dirigida para todo o Povo de deus, mas sobretudo para agentes de pastoral, sendo os ministros ordenados, por força do seu ministério, os primeiros com quem contamos no envolvimento, divulgação e participação», assinala Diocese de Aveiro, acrescentando que esta Jornada «tem uma particular importância nos objetivos deste ano pastoral».