A Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, organiza as V Jornadas do Grande Órgão Histórico da Colegiada de Oliveira, iniciativa que assinala o 11.º aniversário do restauro deste órgão de tubos único e considerado um dos mais importantes do norte de Portugal.
As jornadas terão lugar entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, culminando com a celebração da Solenidade da Conceição Imaculada de Nossa Senhora.
Apoiado pelo Município de Guimarães e outras instituições da cidade, o evento oferece ao longo de nove dias uma programação cultural e religiosa diversificada, que será divulgada em breve
O Grande Órgão Histórico da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira é uma obra-prima do organeiro vimaranense Luís António de carvalho (1766-1839), encomendado em 1831 pela insigne e Real Colegiada de Guimarães e concluído após uma década de trabalho.
Classificado como Monumento Nacional, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira abriga o maior órgão histórico do norte de Portugal, com dois teclados , 51 meios-registos sonoros, 2.229 tubos, dos quais 270 trombetas.
O instrumento foi restaurado entre 2011 e 2013 pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz, marcando um importante passo para a preservação do património musical português.
Este órgão, é uma das 12 peças históricas existentes na cidade de Guimarães, sendo uma verdadeira “joia da coroa” entre os poucos - apenas dois - que estão restaurados