A rede nacional Cáritas arranca, no próximo domingo, 17 de novembro, Dia Mundial dos pobres, com a campanha “10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz”, com o objetivo de promover a solidariedade e apoiar os mais necessitados.
A campanha é lançada no Convento de S. Francisco em Santarém, a partir das 16h00, em parceria com a Cáritas Diocesana de Santarém, e convida todos a associarem-se com «gestos concretos de solidariedade», através da compra de uma vela, ajudando, assim, a fortalecer as ações sociais em Portugal e nos países lusófonos.
Inspirando-se na mensagem do Papa Francisco para este dia, com o tema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (Sir 21,5), a Cáritas Portuguesa incentiva a sociedade a traduzir a oração em ações de proximidade, atenção, apoio e ajuda aos mais necessitados.
«Que cada estrela ecesa seja um símbolo de paz e compromisso com a dignidade humana», deseja a presidente da Cáritas, Rita Valadas, convidando todos a «ouvir o clamor dos pobres e a responder com gestos de solidariedade e caridade».
As velas “estrela”, de cor branca ou vermelha, estarão à venda por 2 euros nas Cáritas Diocesanas, paróquias, lojas Pingo Doce e farmácias aderentes.
O resultado da campanha destina-se 65 por cento para apoiar ações sociais em Portugal e os restantes 35 por cento para suportar o Fundo Lusófono Laudato Si, o qual financia projetos de ecologia integral em países de língua portuguesa.