Mais de 60 jovens participaram no sábado na 17.ª edição da jornada “Hi-God – Um Dia com Deus”, organizada em Cabeceiras de Basto pelo Grupo Peregrinos, da comissão do laicado e família da Arquidiocese de Braga.
Sob o lema “A Última Caminhada – Parte II”, o evento pretendeu dar continuidade ao caminho de reflexão iniciado em maio, na “Noite Up’s – Uma Direta com Deus”, centrado na experiência dos discípulos de Emaús e na descoberta do caminho com Cristo.
Numa nota ao Diário o Grupo Peregrinos, assinala que os participantes, provenientes dos arciprestados de Fafe, Guimarães e maioritariamente de Cabeceiras de Basto, ficaram com o «coração cheio e felizes» com as propostas e dinâmicas desenvolvidas.
«Cabeceiras de Basto acolheu de uma forma muito aconchegante todos os participantes, a temática foi desenvolvida com grande êxito», assinala a organização.
A jornada iniciou-se pelas nove horas da manhã, com atividades que desafiaram os participantes a refletir e a envolver-se em várias instituições locais.
A programação incluiu visitas a diferentes instituições e organismos da vila, onde cada equipa acumulava pontuações num ambiente de competição saudável, explorando ao mesmo tempo temas de fé e comunidade. Os jovens puderam, assim, viver um dia de união, partilha e reflexão.
O Grupo Peregrinos manifesta a sua alegria pela atmosfera calorosa e pelo sentido de missão cristã que pairou durante o dia.
«Foi um dia lindo, onde todos saíram com o coração cheio, sabendo que seguir Cristo significa também libertarmo-nos das distrações e de tudo o que nos impede de estar mais próximos de Deus», descreveu.
Um dos momentos mais desafiantes e divertidos foi a formação de uma seta humana em frente ao Mosteiro de São Miguel, simbolizando o caminho indicado por Cristo e a unidade entre os participantes.
A celebração eucarística, momento central da jornada, contou com a presença dos padres Rui Araújo e Manuel Quinta, que acompanharam os jovens ao longo de todo o encontro, proporcionando momentos de espiritualidade e diálogo.
No final, cada participante recebeu um Tau (Cruz) franciscano, símbolo de paz e compromisso com a fé, para lembrar a importância de viver uma vida de serviço e de comunhão com Deus e com os outros.
O evento contou com a colaboração do arciprestado de Cabeceiras de Basto e o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que cedeu espaços para este encontro em que os jovens tiveram oportunidade de reafirmarem a sua fé e reforçarem laços.
“Foi um dia lindo, bem passado, um dia com Deus», sublinhou o Grupo Peregrinos, que terminou esta edição do “Hi-God - Um dia com Deus” com a certeza de que a fé deve ser vivida em comunidade e de forma activa.