twitter

Paróquia de Padim da Graça celebra 45.º aniversário do falecimento de Elisa Fernandes da Silva

Paróquia de Padim da Graça celebra 45.º aniversário do falecimento de Elisa Fernandes da Silva
Fotografia DR

Publicado em 30 de outubro de 2024, às 11:33

Eucaristia de Ação de Graças celebrada às 19h00

A comunidade paroquial de Padim da Graça celebra hoje, 30 de outubro, os 45 anos do falecimento de Elisa Fernandes da Silva, recordada pela sua vida de devoção e dedicação às virtudes da fé.

Em sua memória, é celebrada uma Eucaristia de Ação de Graças, às 19h00, na igreja paroquial de Padim da Graça.

Conhecida na paróquia como «a menina Elisa», era admirada pela sua capacidade de aproximar as pessoas de Deus, uma virtude confirmada nos muitos escritos que deixou, cartas que trocou e nos testemunhos com quem se cruzou, refere o pároco de Padim da Graça, Francisco Esteves.

A sua primeira biografia, intitulada “Nas Margens do Cávado”, além de breves apontamentos sobre a sua vida, «revela a sua simplicidade, humildade e grandeza de coração».

Elisa Fernandes da Silva dedicava-se à oração e, em particular, à santificação dos sacerdotes, por quem se oferecia como «vítima escondida e graozinho moído para ser pão».

«Participante nos ministérios litúrgicos e empenhada na evangelização dos mais novos, Elisa foi uma peregrina da esperança no meio das suas gentes, e para tantos que de longe buscavam os seus conselhos e ensinamentos, bem como a resolução dos seus problemas», acrescenta o sacerdote.

Inspirada pelo seu conterrâneo, Padre Abílio Correia, conhecido como o “Apóstolo da Eucaristia”, Elisa encontrava força e consolo na oração ao Santíssimo Sacramento, suportando a sua própria doença com fé e serenidade.

O legado de Elisa Fernandes da Silva permanece vivo em Padim da Graça, onde o seu exemplo de vida ainda inspira a comunidade.