twitter

Diocese de Viana lança hino no início da comemoração do jubileu dos 50 anos

Diocese de Viana lança hino no início da comemoração do jubileu dos 50 anos
Fotografia DR

Publicado em 27 de outubro de 2024, às 18:28

Cinquentenário da Diocese celebrado até 2027

A Diocese de Viana do Castelo, que comemora em 2027 os seus 50 anos de fundação, iniciou este sábado um triénio comemorativo, com a abertura do Ano Pastoral 2024/20235, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.

Além de anunciados os objetivos e apresentado o enquadramento do novo Ano Pastoral, nesta sessão, presidida pelo Bispo de Viana, D. João Lavrador, foi lançado o Hino do Jubileu Diocesano (1977-2027), com o título “Uma Igreja de todos e para todos”.

Da autoria do padre Jorge Barbosa (texto e música), é uma peça musical para coro a duas, três e quatro vozes mistas, assembleia e órgão, composta a pedido do Bispo de Viana.

«Procurámos construir um Hino que oferecerá a dimensão poética e musical da caminhada que faremos nos próximos três anos. No texto, encontramos os principais elementos que nortearão a ação pastoral e celebrativa que marcará a preparação e realização do Ano Jubilar, nos anos de 2024/25, 2025/26 e 2026/27», explica o autor.

O padre Jorge Barbosa acrescenta que o refrão procura apresentar os elementos da temática geral do Jubileu, “Uma Igreja de todos para todos”, enquanto as estrofes procuram assumir as linhas próprias de cada ano.

Assim, o Hino do Jubileu dos 50 anos da criação da Diocese de Viana do Castelo apresenta «apenas duas estrofes», que correspondem ao Ano Pastoral 2024/2025, que tem como lema “Comunidade à maneira dos Apóstolos: aberta e sem fronteiras”, reservando a construção das outras estrofes para quando houver «elementos mais concretos no que se refere a cada ano, sendo divulgadas no início dos próximos anos pastorais».

«Fazemos votos para que a música ajude também a todos os diocesanos quer a interiorizar melhor a mensagem deste período jubilar com as suas propostas e desafios, quer a alegria que nos invade pelo facto de podermos celebrar já cinquenta anos de vida diocesana, sobretudo aqueles de nós que vivemos os tempos de ansiosa expectativa e de luta pela criação da Diocese de Viana do Castelo”, expressa o autor.

Na sessão foi ainda divulgada a mensagem e o calendário pastoral, bem como apresentada a imagem comemorativa alusiva a este cinquentenário.

A Diocese de Viana do Castelo comemora 50 anos em 2027. Foi criada pelo Papa Paulo VI, através da Constituição Apostólica “Ad Aptiorem Populi Dei”, de 3 de novembro de 1977.