A Diocese de Viana do Castelo, que comemora em 2027 os seus 50 anos de fundação, iniciou este sábado um triénio comemorativo, com a abertura do Ano Pastoral 2024/20235, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
Além de anunciados os objetivos e apresentado o enquadramento do novo Ano Pastoral, nesta sessão, presidida pelo Bispo de Viana, D. João Lavrador, foi lançado o Hino do Jubileu Diocesano (1977-2027), com o título “Uma Igreja de todos e para todos”.
Da autoria do padre Jorge Barbosa (texto e música), é uma peça musical para coro a duas, três e quatro vozes mistas, assembleia e órgão, composta a pedido do Bispo de Viana.
«Procurámos construir um Hino que oferecerá a dimensão poética e musical da caminhada que faremos nos próximos três anos. No texto, encontramos os principais elementos que nortearão a ação pastoral e celebrativa que marcará a preparação e realização do Ano Jubilar, nos anos de 2024/25, 2025/26 e 2026/27», explica o autor.
O padre Jorge Barbosa acrescenta que o refrão procura apresentar os elementos da temática geral do Jubileu, “Uma Igreja de todos para todos”, enquanto as estrofes procuram assumir as linhas próprias de cada ano.
Assim, o Hino do Jubileu dos 50 anos da criação da Diocese de Viana do Castelo apresenta «apenas duas estrofes», que correspondem ao Ano Pastoral 2024/2025, que tem como lema “Comunidade à maneira dos Apóstolos: aberta e sem fronteiras”, reservando a construção das outras estrofes para quando houver «elementos mais concretos no que se refere a cada ano, sendo divulgadas no início dos próximos anos pastorais».
«Fazemos votos para que a música ajude também a todos os diocesanos quer a interiorizar melhor a mensagem deste período jubilar com as suas propostas e desafios, quer a alegria que nos invade pelo facto de podermos celebrar já cinquenta anos de vida diocesana, sobretudo aqueles de nós que vivemos os tempos de ansiosa expectativa e de luta pela criação da Diocese de Viana do Castelo”, expressa o autor.
Na sessão foi ainda divulgada a mensagem e o calendário pastoral, bem como apresentada a imagem comemorativa alusiva a este cinquentenário.
A Diocese de Viana do Castelo comemora 50 anos em 2027. Foi criada pelo Papa Paulo VI, através da Constituição Apostólica “Ad Aptiorem Populi Dei”, de 3 de novembro de 1977.