A comunidade Jesuíta na Arquidiocese de Braga vai realizar um curso de formação subordinado ao tema “Discernimento em comum - formação prática em sinodalidade”. A ação de formação, que vai decorrer em duas etapas - a primeira entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024 e a segunda entre os dias 30 de abril e 4 de maio de 2025 - é assumida pelo Centro de Espiritualidade e Cultura que os Jesuítas criaram na Casa da Torre, na localidade de Soutelo, em Vila Verde.
Segundo informação divulgada pelo Departamento Arquidiocesano de Braga para a Comunicação Social (DACS), «a formação será orientada pelo Padre José de Pablo, sj, formador do Centro de Espiritualidade de Salamanca San Ignacio e que é também vice-assistente mundial da Comunidade de Vida Cristã (CVX), por Maria Clara Coelho, psicóloga, e pelo Padre Pedro Cameira, sj, diretor espiritual, ambos já com o curso de Discernimento em Comum».
A informação avançada pelo DACS acrescenta que «este curso pretende ser uma resposta ao chamamento da Igreja à prática e formação sinodal que nasce da escuta que brota da oração e da conversação no Espírito e destina-se as pessoas com desejo de servir ou com ministérios em acompanhamento, guia e criação de equipas ou grupos nas suas comunidades de leigos, diocesanas ou religiosas».
«O Discernimento em Comum (DC) é parte constitutiva da identidade da Companhia de Jesus. É um meio para equipas e grupos reconhecerem e escolherem o caminho para o maior serviço a Deus, nos seus contextos e missão particular. O Discernimento em comum insere-se num processo construtivo de decisão que vai além do debate, promovendo a escuta recíproca, a criatividade, e conduz a novas perspetivas. É um processo poderoso porque vai fortalecendo a liberdade interior dos membros de equipas e grupo», refere a publicação do DACS, citando uma nota de imprensa da comunidade Jesuíta.
«Tendo em conta a importância do diálogo no Espírito para animar a experiência vivida pela Igreja sinodal, a formação nesse método e, em particular, de facilitadores capazes de acompanhar as comunidades na sua prática, é percebida como uma prioridade em todos os níveis da vida eclesial e para todos os Batizados, começando pelos Ministros ordenados, num espírito de corresponsabilidade e abertura para diferentes vocações eclesiais. A formação para o diálogo no Espírito é a formação para ser uma Igreja sinodal», acrescenta o documento, numa referência ao “Instrumentum laboris” que inspira a sessão I da XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos
As sessões a realizar na Casa da Torre têm inicio no 1º dia ao jantar e final ao almoço do último dia. Com temas e práticas de conversação espiritual; escuta ativa; perguntas e modos de discernimento em grupo; regras de discernimento aplicadas a grupos; disposições interiores para decidir; modos de tomar decisão em grupo; os ciclos de um grupo; autoridade num grupo; consensos e dissentimentos.
Diariamente haverá tempo para oração pessoal e comunitária, exercícios práticos e celebração da eucaristia.
A inscrição de participação é feita para as duas sessões. Contactos e inscrição pode ser feitos pelo e-mail ‘[email protected]’, pelo telefone 00351 253 310 400; e pelo telemóvel 00351 917 750 762.