A Paróquia de São Miguel de Cabaços, no arciprestado de Ponte de Lima, organiza no próximo domingo, 22 de setembro, a Missa e Procissão dos Cestos.
Este ano, este tradicional evento religioso é dedicado ao “Ano da Oração”, uma temática proposta pelo Papa Francisco e que a comunidade de Cabaços adotou para estas festividades.
O ponto alto desta cerimónia será a procissão, após a missa, às 15h00, onde serão levados cestos ornamentados com sementes, refletindo o espírito de oração e devoção.
Segundo o pároco de São Miguel de Cabaços, o padre Paulo Emanuel Martins Dias, os altares da igreja estarão adornados com representações de vários locais de peregrinação do Minho, convidando os paroquianos a serem peregrinos no “Ano da Oração”.
Entre os santuários representados estão o Bom Jesus de Braga, a Senhora da Paz (Ponte da Barca), o santuário do Coração de Jesus (Santa Luzia, Viana do Castelo), a Igreja Matriz de Ponte de Lima, o santuário da Senhora Aparecida em Balugães, entre outros.
De forma especial, o altar-mor da igreja terá a imagem de São Miguel, protetor da cidade de Kiev, capital da Ucrânia, em solidariedade com o povo ucraniano que enfrenta tempos difíceis devido à guerra.
«Neste ano de oração, rezamos pela paz», sublinha o pároco, explicando que esta escolha reflete o desejo da comunidade de São Miguel de Cabaços em abraçar simbolicamente a capital da Ucrânia através da devoção ao seu padroeiro.
Além da missa e da procissão, as festividades incluem a tradicional “Largada”, no dia de véspera, às 21h30, onde será recriada uma autêntica vindima com a pisada das uvas, num momento de tradição e convívio comunitário.
As festividades em honra de São Miguel começaram no passado fim de semana com uma desfolhada minhota, animada por cantigas populares e concertinas, e culminaram com o Cortejo das Premícias, onde os camponeses levaram as colheitas da terra.
A iniciativa incluiu ainda um leilão de oferendas e a feira de S. Miguel animada por desgarradas protagonizadas por artistas da região.
Este ciclo de festividades reforça a importância da tradição e da fé em S. Miguel de Cabaços, que, este ano, assume uma dimensão ainda mais espiritual e simbólica, ligada à oração pela paz mundial.
A igreja paroquial está aberta diariamente, a partir das 15h00, até ao dia 22 de setembro, para as pessoas que queiram apreciar os cestos, quadros e trabalhos artesanais expostos nos altares.