twitter

D. José Cordeiro e cónego Eduardo Duque oradores em curso de integração missionária

D. José Cordeiro e cónego Eduardo Duque oradores em curso de integração missionária galeria icon Ver Galeria
Fotografia Avelino Lima

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 03 de julho de 2024, às 19:02

Formação, organizada pelos Instituto Missionários Ad Gentes, decorre este mês em Fátima

O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, que é o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, vai dinamizar uma parte do primeiro Curso de Integração Missionária, que se realiza em Fátima entre os dias 22 e 26 de julho.

Esta formação, organizada pelo Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), é semelhante ao Curso de Missiologia, mas com o enfoque colocado nos missionários/as estrangeiros/as que venham trabalhar para Portugal, assim como nos portugueses/as que regressam, depois de muito tempo de ausência. 

Consistirá num conjunto de conferências e diálogo com os conferencistas e dois painéis, nas áreas sociocultural, teológico-eclesial e da gestão prática.

De acordo com o programa, a que o Diário do Minho teve acesso,  D. José Cordeiro desenvolverá um módulo com o tema “Liturgia como vida”, dividido em três partes, na manhã do dia 26 de julho.

A formação decorrerá no Centro Missionário  Allamano, em Fátima, e contará ainda com mais um contributo da Arquidiocese de Braga, nomeadamente do cónego Eduardo Jorge Duque, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa.  

Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid (2008), mestre em Filosofia pela Universidade do Minho (2002) e licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP-Braga (1999), Eduardo Duque vai discorrer sobre o tema “O desafio da evangelização num mundo secularizado”, repartido em três partes, na manhã do dia 25 de julho.

O Curso de Integração Missionária conta ainda com as colaborações do Cardeal D. Manuel Clemente, que dinamizará o modulo “Elementos da História da Igreja em Portugal”; do professor e investigador Alfredo Teixeira, da Universidade Católica Portuguesa, com o tema “Formação para os modelos culturais antropológicos”; da investigadora espanhola Diana de Vallescar Palanca, que se dedica à área da interculturalidade e diálogo inter-religioso e nesta formação falará sobre o desafio da interculturalidade.  

A psicóloga italiana Fabrizia Raguso, professora auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, desenvolverá o tema “Autoconhecimento e inteligência emocional”, enquanto o professor Juan Ambrosio, da Faculdade de Teologia  da UCP, se centrará na “Teologia da Missão”.

“Mobilidade humana: desafios e expetativas” e “O cuidado da nossa casa e da casa comum” são os temas de fundo a abordar nos dois paineis, com a participação de Ana Mansoa, Eugénia Quaresma, o padre Andrew Prince Fofie-Nimoh, Tiago André, o padre Albino dos Anjos e Juan Ambrosio.

Desde há mais de três décadas que os Institutos Missionários Ad Gentes organizam, anualmente, um Curso de Missiologia destinado a quem procura meios formativos em ordem à missão do «ir». 

Face ao aumento de missionários/as, consagrados/ as e leigos/as que vêm de diversos países e diversas culturas para Portugal, os IMAG consideraram oportuno oferecer a possibilidade de um curso de formação semelhante ao Curso de Missiologia, mas com o enfoque colocado nesses missionários/as estrangeiros/as.