twitter

Clero de Braga realiza passeio ao Mosteiro de Poio, na Galiza

Clero de Braga realiza passeio ao Mosteiro de Poio, na Galiza
Fotografia DR

Publicado em 03 de julho de 2024, às 15:53

Arcebispo e bispo auxiliar acompanharam padres e diáconos do arciprestado

«Uma jornada espiritual e histórica marcada pelo convívio e pela espiritualidade». É assim que o Clero de Braga descreve o seu passeio anual, realizado terça-feira, e que teve como destino principal o Mosteiro de S. João de Poio, em Pontevedra, Galiza.

Neste passeio, os padres e diáconos do arciprestado de Braga contaram com a companhia do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, do Bispo auxiliar, D. Delfim Gomes, assim como do chefe de gabinete do arcebispo, o padre José Miguel Neto. 

«Este ano, o itinerário incluiu visitas a locais de grande significado histórico e cultural, proporcionando momentos de fraternidade e enriquecimento espiritual», destaca o Clero de Braga.

A jornada iniciou-se com a saída de Braga em direção ao Mosteiro de Poio, onde o padre e arquiteto José Manuel Ribeiro ofereceu uma elucidativa explicação sobre a arquitetura do mosteiro e o retábulo da sua igreja. Adicionalmente, o padre Jesus, do Opus Dei, destacou a relação entre este mosteiro e a Arquidiocese de Braga, com especial ênfase em São Frutuoso, bispo de Braga, que foi quem, no séc. VII fundou este mosteiro.

Após a visita ao Mosteiro de Poio, o grupo dirigiu-se a Combarro, onde desfrutou de um «delicioso almoço», num restaurante local, com vista para a Ria. Este momento de descontração foi seguido por uma breve visita à pitoresca localidade de Combarro.

A jornada continuou rumo a O Grove, onde o grupo fez um passeio de barco pela Ria de Arousa, e durante a qual teve a oportunidade de conhecer de perto as bateas galegas, estruturas utilizadas para o cultivo de bivalves, como mexilhões e ostras, típicas das rias galegas. Este contacto direto com a cultura local foi ainda enriquecido pelo avistamento de golfinhos e uma degustação de mexilhões e ostras a bordo.

Inspirado pelo convite de Jesus, “Vinde e descansai um pouco”, este passeio anual é apontado como uma «oportunidade valiosa para os padres do Arciprestado de Braga fortalecerem os laços de amizade, sobretudo de fraternidade presbiteral, num ambiente de serenidade e contemplação».