O santuário de Santo António de Mixões da Serra, em Valdreu, Vila Verde, cumpre amanhã a tradicional “bênção dos animais”, inserida na romaria de Santo António.
O ritual acontece em frente à igreja após a missa campal e sermão em honra do santo, às 10h30, culminando com a procissão com o andor primitivo de Santo António.
Esta tradição, sui géneris no país, que conciliar a vertente popular e o culto religioso, num ambiente natural, remonta a finais do século XVII.
No domingo anterior ao dia de Santo António, 13 de junho, criadores de gado (bovinos, equinos e, mais recentemente, de outros animais domésticos) sobem as encostas de Mixões da Serra para a bênção.
No recinto em frente à igreja, o pároco de Valdreu canta a oração, pedindo para os animais a protecção de Deus e de Santo António, aspergindo de seguida os animais.
Ao alto da serra rumam agricultores de várias localidade de Vila Verde e também de outros concelhos vizinhos como Terras de Bouro, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez ou Amares.
O programa deste que é o primeiro dia das festas em honra de Santo António de Mixões da Serra inclui ainda a atuação do Rancho Folclórico de Paço vedro de Magalhães (Ponte da barca, a partir das 16h00, e encerra com a uma sessão de fogo de artifício (21h30).
A romaria decorre até 13 de junho, dia de Santo António.