twitter

Bombeiros de Esposende asseguram ginásio para preparação física do corpo ativo

Bombeiros de Esposende asseguram ginásio para preparação física do corpo ativo galeria icon Ver Galeria
Fotografia Jorge Oliveira

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 28 de abril de 2024, às 19:44

Equipamento inaugurado no dia da tomada de posse do Adjunto de Comando, Rafael Couto

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende inaugurou hoje um ginásio, nas instalações do quartel, para manutenção da condição física dos elementos da corporação.

Localizado entre a garagem de viaturas e a Sala do Bombeiro, o equipamento vem responder a uma necessidade que o corpo ativo vinha a manifestar.

«É um ginásio bem enquadrado e acolhedor, dispõe de todos os equipamentos  necessários para a manutenção física de cada elementos do corpo ativo»,  assegurou o comandante, Júlio Melo.

A estrutura  foi criada de raiz por alguns elementos da corporação, com conhecimentos na área da construção civil, e recebeu algum material oferecido por empresas locais. 

Vai servir principalmente para as Equipas de Intervenção Permanente que têm que fazer provas físicas durante todo o ano para exercerem a sua atividade como bombeiros. Até agora, alguns elementos recorriam a ginásios privados, pagando do seu bolso as mensalidades.

Dotar o corpo de bombeiros com «todos os equipamentos e meios necessários para poderem melhorar o seu serviço» tem sido uma das «grandes apostas» da Direção, salientou o presidente, João Nunes.

A inauguração do ginásio, que tem o nome do 2.ª comandante, Carlos Alves, decorreu com a presença do presidente da Câmara de Esposende, Benjamin Pereira, momentos antes da sessão solene de tomada de posse do Adjunto do Comandante, Rafael Couto, e a entrega de medalhas/diplomas a quatro bombeiros que ascenderam à Primeira Categoria.

João Nunes destacou a «vida dedicada, de muitos sacrifícios, de muita formação, de entrega» destes homens à sua missão, numa corporação que «está no bom caminho», na medida em os munícipes «ficam mais bem servidos com os conhecimentos adquiridos pelos bombeiros».

 A sessão ficou ainda marcada por uma homenagem a 82 sócios que completaram 50 anos de Associado. Como determina o Regulamento de Distinções Honoríficas da Associação, receberam o Pin Dourado como forma de reconhecimento da «dedicação e amor» aos Bombeiros de Esposende.

Desde há cinco anos que não havia esta entrega desta distinções aos associados mais antigos (em 2020 e 2021 foi suspensa por causa da pandemia). 

«A partir de agora vamos normalizar, ou seja, entregar todos os anos os Pin Dourados aos associados com 50 e mais anos», disse o presidente da Direção, João Nunes.

No início da cerimónia, foram entregues medalhas a seis dirigentes que completaram cinco anos de funções pro bono na Associação. 

Adjunto de Comando tem larga experiência

Rafael Couto, de 34 anos, natural de Esposende, tomou posse como Adjunto de Comando depois de concluir a formação necessária para ascender ao quadro de Comando - 5 cursos, em Sintra, Lousã e S. João da Madeira.

Há 15 anos na corporação, como bombeiros voluntário, Rafael Couto tem uma vasta experiência no serviço de emergência e socorro. 

Ao Diário do Minho,  disse que espera estar à altura das exigências da função e corresponder a todos os desafios, com a colaboração dos 1. e do 2.º comandantes e dos 54 elementos da corporação.

«É com algum anseio mas ao mesmo tempo com a expectativa de que tudo vai correr pelo melhor que assumo esta grande responsabilidade», disse, acrescentando que preparou-se o «melhor possível» para «qualquer eventualidade».  

Licenciado em Enfermagem pela Universidade Fernando Pessoa (Ponte de Lima), Rafael Couto já serviu como bombeiro profissional no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O comandante, Júlio Melo, assegurou que Rafael Couto, bombeiro de carreira desde 2008, tem o perfil e reúne os requisitos considerados necessários para assumir esta função de Adjunto do Comando.

Vai auxiliar na gestão administrativa a nível mais operacional do funcionamento do Corpo de Bombeiros e assumir o comando das operações quando for necessário.