twitter

Bispos iniciam Visita Pastoral ao Arciprestado de Braga

Bispos iniciam Visita Pastoral ao Arciprestado de Braga
Fotografia Avelino Lima

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 29 de janeiro de 2024, às 15:17

Encontros preparatórios com agentes de pastoral realizam-se na igreja de S. José de S. Lázaro

Uma celebração na Sé Primacial, no próximo domingo, 4 de fevereiro, às 18h00, vai marcar o início da Visita Pastoral de D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, e D. Delfim Gomes, Bispo auxiliar, ao Arciprestado de Braga.

Com o tema “Eucaristia e Comunidade”, a Visita Pastoral é antecedida de encontros preparatórios para agentes de pastoral, a partir de amanhã, 30 de janeiro, sempre às 21h00, na igreja paroquial de S. José de S. Lázaro.

De acordo com o programa, divulgado pelo Arcipreste de Braga, o padre Rui Sousa, o encontro na noite de amanhã destina-se a Acólitos, Leitores, Ministros da Comunhão, Coros (cantores, instrumentistas e salmistas), Sacristães, Zeladores e Equipas de Acolhimento.

Visa «repensar a vida litúrgica das comunidades à luz do 5.º Congresso Eucarístico Nacional», que irá decorrer em Braga de 31 de maio a 2 de junho deste ano,  com o tema “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão” (Lc 24,35)”.

Quarta-feira, 31 de janeiro, o encontro é para Catequistas, Escuteiros, grupos de Discipulado e de Oração, movimentos e grupos de Apostolado.

No dia 1 de fevereiro, quinta-feira, são convocados para um encontro com os bispos na igreja de S. Lázaro os Conselhos Económicos, Conferências Vicentinas, Equipas Sócio-Caritativas, Irmandade e Confrarias.

Este encontro tem como intuito levar a «entender a caridade na vida e missão da Igreja, a participação de todos e de toda a comunidade, ainda que concretizada em formas instituídas, o acompanhamento e as propostas da Arquidiocese», disse o padre Rui Sousa.

O sacerdote incentiva os agentes de pastoral a marcarem presença neste encontros de preparação e convida todas as comunidades a participarem na Eucaristia do próximo domingo, na Sé de Braga, onde os bispos vão entregar um símbolo a cada Paróquia, representada pelo  pároco e/ou um membro do conselho económico ou do conselho pastoral, para «ficar como referência do tema da Visita Pastoral».