Uma celebração na Sé Primacial, no próximo domingo, 4 de fevereiro, às 18h00, vai marcar o início da Visita Pastoral de D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, e D. Delfim Gomes, Bispo auxiliar, ao Arciprestado de Braga.
Com o tema “Eucaristia e Comunidade”, a Visita Pastoral é antecedida de encontros preparatórios para agentes de pastoral, a partir de amanhã, 30 de janeiro, sempre às 21h00, na igreja paroquial de S. José de S. Lázaro.
De acordo com o programa, divulgado pelo Arcipreste de Braga, o padre Rui Sousa, o encontro na noite de amanhã destina-se a Acólitos, Leitores, Ministros da Comunhão, Coros (cantores, instrumentistas e salmistas), Sacristães, Zeladores e Equipas de Acolhimento.
Visa «repensar a vida litúrgica das comunidades à luz do 5.º Congresso Eucarístico Nacional», que irá decorrer em Braga de 31 de maio a 2 de junho deste ano, com o tema “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão” (Lc 24,35)”.
Quarta-feira, 31 de janeiro, o encontro é para Catequistas, Escuteiros, grupos de Discipulado e de Oração, movimentos e grupos de Apostolado.
No dia 1 de fevereiro, quinta-feira, são convocados para um encontro com os bispos na igreja de S. Lázaro os Conselhos Económicos, Conferências Vicentinas, Equipas Sócio-Caritativas, Irmandade e Confrarias.
Este encontro tem como intuito levar a «entender a caridade na vida e missão da Igreja, a participação de todos e de toda a comunidade, ainda que concretizada em formas instituídas, o acompanhamento e as propostas da Arquidiocese», disse o padre Rui Sousa.
O sacerdote incentiva os agentes de pastoral a marcarem presença neste encontros de preparação e convida todas as comunidades a participarem na Eucaristia do próximo domingo, na Sé de Braga, onde os bispos vão entregar um símbolo a cada Paróquia, representada pelo pároco e/ou um membro do conselho económico ou do conselho pastoral, para «ficar como referência do tema da Visita Pastoral».