twitter

Arcebispo de Braga dá posse a padre Sandro Vasconcelos como arcipreste de Vila Verde

Arcebispo de Braga dá posse a padre Sandro Vasconcelos como arcipreste de Vila Verde
Fotografia DR

Publicado em 26 de janeiro de 2024, às 10:29

Padre Sandro Vasconcelos é o novo arcipreste de Vila Verde

O padre Sandro Vasconcelos, que se notabilizou pela colocação da criação musical ao serviço da evangelização cristã, foi oficialmente empossado na quarta-feira como novo arcipreste de Vila Verde. A cerimónia da tomada de posse ocorreu durante a realização de uma Assembleia Arciprestal que reuniu os sacerdotes de Vila Verde e o Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Manuel Garcia Cordeiro. O plenário arciprestal ficou também marcado pela tomada de posse do padre Angelino Kamati na função de vice-arcipreste. Em comunicado enviado ao Diário do Minho, o Gabinete de Comunicação do Arciprestado de Vila Verde deu nota que o encontro com o Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas foi ainda aproveitado para «a organizar o Programa Pastoral de 2024, para o concelho de Vila Verde».

 «O senhor Arcebispo começou por agradecer o trabalho dos sacerdotes ao longo dos últimos anos e pediu uma maior colaboração e dinamização das paróquias», refere o comunicado, acrescentando que D. José Cordeiro sublinhou «o trabalho árduo» que tem sido desenvolvido pelos vários arciprestados da Arquidiocese, «uma a vez que houve uma “reforma” das paróquias, pois existem cada vez menos sacerdotes para tantas paróquias». Acrescenta o documento que «o padre Sandro Nuno da Silva Vasconcelos assumiu a nomeação como o novo arcipreste de Vila Verde, pedindo lealdade e colaboração a todos os sacerdotes» e «reforçando que o arciprestado deve ser a primeira paróquia de cada um». Um compromisso que «deve traduzir-se na dinamização do trabalho pastoral», salientou o arcipreste de Vila Verde.

 No encontro com D. José foi ainda apresentado o Concelho Arciprestal, que é formado por Sandro Vasconcelos (arcipreste), Angelino Kamati (vice-arcipreste), Carlos Lopes (secretário), Francisco Rebelo (tesoureiro), José Manuel Fernandes (delegado ao Conselho Presbiteral). Na Pastoral Litúrgica e Sacramentos estão João Alberto e o padre Marcelino; no Laicado e Família está João Alberto; nas Vocações, Ministérios e Missões o padre Fernando Senra, na Pastoral Social e Mobilidade o arcipreste, nos Bens Patrimoniais o vice-arcipreste e na Cultura e Comunicação o padre Dayakar Reddy Thumma. A equipa de sacerdotes responsável pela dinamização das comunidades cristãs no Arciprestado de Vila Verde integra ainda os delegados para a educação cristã, sendo que à frente da catequese está o padre Carlos Lopes; na coordenação do Corpo Nacional de Escutas está o padre José Manuel Fernandes; e à frente da pastoral jovem está o padre Miguel Tulumba.