twitter

Paróquia de Prado celebra festa da padroeira durante onze dias

Paróquia de Prado celebra  festa da padroeira durante onze dias galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 24 de janeiro de 2024, às 18:44

Programa pontuado por celebrações eucarísticas, procissão e concerto em honra da Senhora da Purificação

A Paróquia de Prado, no Arciprestado de Vila Verde, inicia amanhã, dia 25 de janeiro, a festa da padroeira, Nossa Senhora da Purificação, com um programa de 11 dias, pontuado por celebrações eucarísticas, procissão e concerto coral.

Este ano, as festividades não terminam no dia da festa da Purificação de Nossa Senhora, 2 de fevereiro (sexta-feira), mas no dia 4, domingo, às 16h00 com a entronização da Senhora da Purificação que foi coroada na igreja matriz de Prado no I domingo do Advento (3 de dezembro), avança a Comissão de Festas da Senhora da Purificação.

A exposição do Santíssimo Sacramento, amanhã, na igreja matriz, a partir das 17h00, marca o início das celebrações que continuam com a Eucaristia, pelas 19h00, solenizada pelo coro da Igreja Matriz.

Diariamente, até ao dia 4 de fevereiro, haverá celebrações eucarísticas cantadas por coros, alternando entre a igreja matriz e a igreja paroquial.

No próximo domingo, dia 28, pelas 15h00, sai a majestosa procissão em honra da Senhora da Purificação, um dos momentos altos das festividades e de grande envolvimento popular. Antecedida da recitação do Terço, a procissão fará o percurso entre a Igreja matriz e a Igreja paroquial.

No dia 3 de fevereiro, sábado, às 21h00, na igreja paroquial, decorrerá um concerto pelo Coro Polifónico da Igreja da Lapa – Porto, sob a direção do maestro Filipe Veríssimo, com entrada livre e gratuita.

A entronização da imagem da Senhora da Purificação será feita no dia 4, domingo, na igreja matriz após o Terço, às 16h00.

A Comissão de Festas está a fazer um convite generalizado à população para participar nesta procissão, em particular, aos estudantes universitários, a quem é pedido que levem os seus trajes académicos. 

Este ano, a festa terá ainda outra novidade. Será apresentada uma candeia alusiva à louça de barro preto de Prado, que poderá ser adquirida pelos devotos. «Para que este ano se inicie a tradição de iluminar a nossa terra com a candeia que remonta às nossas origens. Homenageando o trabalho de tantos, louvando a Padroeira com o mote “Abraça esta ideia, ilumina-te!», refere a Comissão de Festas.

A devoção à Senhora da Purificação, também conhecida como Senhora das Candeias, surgiu no Norte de Portugal no século XI e foi-se espalhando para Sul com a reconquista. Em Prado, a devoção remonta ao século XVI, mas perde-se na memória o  momento exato em que a Senhora da Purificação passou a ser padroeira.

A festa, realiza-se nos moldes atuais pelo menos desde finais dos anos 80 do século passado, por iniciativa de um grupo de homens de Prado que «reuniu forças» e lançou ou relançou as festividades. Desde então, segundo a Comissão, só houve um ano em que não se fez a Procissão da igreja matriz, para a igreja paroquial, mas «celebrou-se, junto aos pés da Senhora, o seu dia».