A Paróquia de Prado, no Arciprestado de Vila Verde, inicia amanhã, dia 25 de janeiro, a festa da padroeira, Nossa Senhora da Purificação, com um programa de 11 dias, pontuado por celebrações eucarísticas, procissão e concerto coral.
Este ano, as festividades não terminam no dia da festa da Purificação de Nossa Senhora, 2 de fevereiro (sexta-feira), mas no dia 4, domingo, às 16h00 com a entronização da Senhora da Purificação que foi coroada na igreja matriz de Prado no I domingo do Advento (3 de dezembro), avança a Comissão de Festas da Senhora da Purificação.
A exposição do Santíssimo Sacramento, amanhã, na igreja matriz, a partir das 17h00, marca o início das celebrações que continuam com a Eucaristia, pelas 19h00, solenizada pelo coro da Igreja Matriz.
Diariamente, até ao dia 4 de fevereiro, haverá celebrações eucarísticas cantadas por coros, alternando entre a igreja matriz e a igreja paroquial.
No próximo domingo, dia 28, pelas 15h00, sai a majestosa procissão em honra da Senhora da Purificação, um dos momentos altos das festividades e de grande envolvimento popular. Antecedida da recitação do Terço, a procissão fará o percurso entre a Igreja matriz e a Igreja paroquial.
No dia 3 de fevereiro, sábado, às 21h00, na igreja paroquial, decorrerá um concerto pelo Coro Polifónico da Igreja da Lapa – Porto, sob a direção do maestro Filipe Veríssimo, com entrada livre e gratuita.
A entronização da imagem da Senhora da Purificação será feita no dia 4, domingo, na igreja matriz após o Terço, às 16h00.
A Comissão de Festas está a fazer um convite generalizado à população para participar nesta procissão, em particular, aos estudantes universitários, a quem é pedido que levem os seus trajes académicos.
Este ano, a festa terá ainda outra novidade. Será apresentada uma candeia alusiva à louça de barro preto de Prado, que poderá ser adquirida pelos devotos. «Para que este ano se inicie a tradição de iluminar a nossa terra com a candeia que remonta às nossas origens. Homenageando o trabalho de tantos, louvando a Padroeira com o mote “Abraça esta ideia, ilumina-te!», refere a Comissão de Festas.
A devoção à Senhora da Purificação, também conhecida como Senhora das Candeias, surgiu no Norte de Portugal no século XI e foi-se espalhando para Sul com a reconquista. Em Prado, a devoção remonta ao século XVI, mas perde-se na memória o momento exato em que a Senhora da Purificação passou a ser padroeira.
A festa, realiza-se nos moldes atuais pelo menos desde finais dos anos 80 do século passado, por iniciativa de um grupo de homens de Prado que «reuniu forças» e lançou ou relançou as festividades. Desde então, segundo a Comissão, só houve um ano em que não se fez a Procissão da igreja matriz, para a igreja paroquial, mas «celebrou-se, junto aos pés da Senhora, o seu dia».