twitter

Arciprestado de Famalicão vai realizar encontro anual para todos os catequistas

Arciprestado de Famalicão vai realizar encontro anual para todos os catequistas
Fotografia

Publicado em 20 de janeiro de 2024, às 11:17

No dia 27 de janeiro, no Centro Pastoral de Santo Adrião

A Equipa Arciprestal de Catequistas de Vila Nova de Famalicão realiza no próximo dia 27 de janeiro, sábado, mais um Encontro Arciprestal de Catequistas. O evento, que este ano regista «a especial colaboração» da Zona Pastoral Este, tem lugar no Centro Pastoral de Santo Adrião, em Vila Nova de Famalicão. Procurar promover uma tarde de alegria e convívio, repleta de dinâmicas e surpresas, num espírito de comunhão fraterna entre todos, é o grande propósito do encontro, que vai decorrer subordinada ao tema “Reconheceram-n’O ao partir o pão”.

O encontro, que pretende congregar todos os catequistas do Arciprestado, inicia às 14h30, com o acolhimento a todos os participantes, seguindo-se um momento de oração que introduzirá os catequistas no espírito desta iniciativa. 

Realizam-se depois dois momentos formativos. Estes procurarão incidir sobre a apresentação e explicação da proposta que respeita ao novo itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias. Mas também despertar para a importância e a centralidade da eucaristia na vida dos discípulos de Jesus e, particularmente, na missão da Catequese, tendo em vista o 5.º Congresso Eucarístico Nacional que se realiza, neste ano de 2024, na nossa Arquidiocese de Braga. Depois destes momentos de formação, segue-se um novo tempo dedicado à oração que “enviará os catequistas em missão, para que sejam em cada comunidade também aqueles que partilham o Pão e alimentam a Esperança”.

O encontro termina com um tempo dedicado ao lanche e à confraternização entre todos, por volta das 17h00. Todos os catequistas do Arciprestado são convidados a participar nesta tarde de formação, mas também de oração e alegre confraternização, podendo usufruir de mais uma oportunidade privilegiada para, em verdadeira matriz sinodal, melhor se prepararem para a missão de «levar Jesus a todos e todos a Jesus», como é proposto pela Arquidiocese.