twitter

Católica de Braga acolhe jornada de reflexão focada nos abusos de consciência

Católica de Braga acolhe jornada de reflexão focada nos abusos de consciência
Fotografia DR

Publicado em 10 de janeiro de 2024, às 14:49

Teóloga espanhola Ianire Angulo Ordorika é a convidada para a formação

Colocar em debate os abusos de poder e de consciência das pessoas mais frágeis e lançar pistas para a identificação precoce do problema. É o propósito central do “workshop” sobre abusos de poder e de consciência, que vai decorrer no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

 Subordinado ao tema “Ultrapassar a ponta da iceberg: abusos de poder e de consciência”, a realização é promovida pela Comissão de Proteção e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga, em parceria com o Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Para promover a reflexão na tertúlia que vai ter lugar na Aula Magna Padre António Freire da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais UCP/ Braga, entre as 15h00 e as 18h00, foi convidada a teóloga espanhola Ianire Angulo Ordorika, que é professora de Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade deLoyola, Campus de Granada, Espanha. O “workshop” tem como grande objetivo «abordar esta realidade complexa, conhecer alguns dos elementos que a constituem e sugerir chaves úteis para reconhecer dinâmicas abusivas na forma como nos relacionamos uns com os outros», afirma o Departamento Arquidiocese para a Comunicação Social (DACS), numa publicação qie cita a organização do evento e que foi publicada no site oficial da Arquidiocese de Braga. Ainda segundo o DACS, o evento é de participação gratuita, embora a inscrição prévia seja «obrigatória».

 Os interessados podem inscrever--se através do link ‘https://docs.google.com/ forms/d/e/1FAIpQLSeFZWH1ZonHOUOAD3VPsYSBsdjVx9AYZ1366THhIJwZiptwCg/ viewform”. Possível é também solicitar mnais informação sobre o “workshopp” através do email ‘[email protected]”. A Comissão de Proteção e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga foi constituída por despacho do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, em fevereiro 2023. É coordenada pela advogada Carla Ferreira da Silva e integra a psicóloga Liliana Trigueiros, a psiquiatra Lúcia Soares, o coronel Picas de Carvalho, o professor Carlos Pereira e padre Bruno Nobre.