Realizou-se, na manhã de hoje, o encontro de Natal do Clero com os bispos. Um momento que, nas palavras do Arcebispo de Braga, é «uma boa prática» da Arquidiocese, e que chama «a construir e reconstruir esta disponibilidade para nascer e renascer na oração, na reflexão, no convívio e na partilha para renovarmos em nós a esperança do que anunciamos».
A «necessidade inestimável da oração para prosseguirmos renovados na esperança e escutarmos a Palavra, celebrarmos os mistérios e sermos missionários da Páscoa» foi destacada por D. José Cordeiro, à margem do encontro que teve lugar no Espaço Vita.
«Estamos a celebrar o Natal, mas o mistério de Cristo não se pode dividir, Ele é só um, e celebramos o nascimento do Salvador à luz da Páscoa porque Ele está ressuscitado e vivo no meio de nós e podemos caminhar juntos, com ele, e levá-Lo a todos e trazer todos a Ele. É sempre o amplo horizonte deste itinerário pastoral a que nos propomos, e este encontro de Natal quer sublinhar isso para sermos cada vez mais humanos e fraternos no anúncio do Evangelho», disse, salientando que «a Igreja existe para isto, para evangelizar», sendo que «os que evangelizam também precisam de ser constantemente evangelizados».
Por isso, acrescentou, «precisamos de momentos como estes para que a firmeza da fé, a alegria da esperança e a generosidade da caridade se tornem mais visíveis em cada um de nós e, depois, nas comunidades e nos vários lugares que servimos para sermos sinais credíveis da esperança que nos habita».