O aproveitamento da dinâmica criada pela Jornada Mundial da Juventude JMJ), que decorreu em Lisboa em agosto deste ano, é um dos objetivos da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que, no final de novembro, se assinala em todas as dioceses. Na Arquidiocese de Braga, precisamente para se aproveitar a dinâmica da proximidade, ficou decidido que as atividades são realizadas a nível arciprestal.
Sob o lema “Alegres na Esperança”, a Jornada da Juventude acontece no dia 26 de novembro, no Domingo do Cristo Rei.
Em declarações ao Diário do Minho, o padre Rúben Cruz, novo assistente espiritual do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil, explicou que foi decidido que as atividades vão decorrer a nível arciprestal. «Decidiu-se que as ações a serem realizadas serão em contexto arciprestal. Ou seja, cada arciprestado vai organizar os seus eventos, ainda que com todo o apoio do Departamento da Pastoral Juvenil. O objetivo é precisamente não deixar cair a dinâmica da proximidade que foi criada com a Jornada Mundial da Juventude».
No sábado passado, o DAP Juvenil esteve reunido com as equipas arciprestais da Pastoral Juvenil com o objetivo de apontar os desafios para o ano pastoral. Foi igualmente abordada a preparação da JDJ. Porém, não é conhecido qualquer evento a ser desenvolvido no dia 26 de novembro.
Em Lisboa, João Clemente, diretor do Serviço da Juventude daquele Patriarcado, explicou o contexto desta jornada. «A JDJ deste ano acontece três meses depois da JMJ, e nesse sentido será um momento de recordar e voltar a viver toda a alegria de acolhermos o Santo Padre e os jovens de todo o mundo».
Vaticano distingue 28 portugueses pelo apoio à JMJ
Entretanto, o Vaticano galardoou 28 personalidades portuguesas pelo apoio à realização da JMJ 2023. Em comunicado, a JMJ Lisboa 2023, revela que, «por determinação do Papa Francisco, foram atribuídas diferentes honras honoríficas a entidades do poder central e local, assim como a diversas autoridades do Estado e responsáveis pelas forças militares, de Segurança, de Saúde e da Proteção Civil».
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, mais seis membros do Governo, atuais e antigos autarcas de todos os concelhos que receberam a visita do Papa são algumas das personalidades distinguidas.
Amanhã, Luísa Salgueiro, vai receber a distinção da Santa Sé, na qualidade de presidente da Associação Nacional de Municípios. A entrega será feita por D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal e presidente da Fundação JMJ