twitter

Bispo de Viana do Castelo quer que Jornadas Pastorais levem à renovação da diocese

Bispo de Viana do Castelo quer que Jornadas Pastorais levem à renovação da diocese
Fotografia DR

Joaquim Martins Fernandes

Jornalista

Publicado em 22 de outubro de 2023, às 11:22

D. João lavrador convida todos a contribuirem para “uma igreja de todos e para todos”

O bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, exortou todos os vianenses a participarem nas Jornadas Teológico Pastorais que se realizam nos dias 18 de novembro e 1 e 2 de dezembro deste ano. «Dada a importância deste acontecimento para o futuro da Diocese e para a renovação das nossas comunidades cristãs, exorto a todos os cristãos e pessoas de boa vontade a que se inscrevam e participem nestas jornadas», convida o prelado bracarense. Na nota sobre as Jornadas que têm como tema “Igreja de todos e para todos”, D. João Lavrador leva o convite mais longe.

«Digo mais, cada um sinta como dever próprio participar nestas Jornadas. Pense que muito do que podemos fazer no futuro, depende do nosso esforço no presente», sinaliza o bispo vianense, que enquadra as Jornadas Teológico Pastorais na caminhada pela celebração da festa dos 50 anos de criação da Diocese de Viana do Castelo. 

«Empenhados em celebrar o Jubileu da Diocese de Viana do Castelo a olhar para o futuro e decididos em nos colocarmos todos no caminho que verdadeiramente responda à Evangelização dos homens e das mulheres do mundo atual, vamos realizar as Jornadas Teológico Pastorais, com o Lema “Igreja de todos e para todos”, ajudados por alguns pensadores teólogos que conhecem o pensamento do Papa Francisco e com ele privam todos os dias, para nos ajudarem na renovação da nossa Igreja diocesana», destaca D. João Lavrador.

O líder da Igreja vianense destaca que «hoje, temos a graça de contar com o Papa Francisco que, fiel ao Evangelho, ao Concílio Ecuménico Vaticano II e verdadeiro conhecedor do mundo em que vivemos, oferece à Igreja de hoje, pelas suas palavras, gestos e determinações, um itinerário de renovação ímpar que urge acolher e torná-lo nosso, enquanto Igreja Diocesana». As Jornadas Diocesanas de Pastoral vão decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, no âmbito do Jubileu da Diocese.

O programa reserva o dia 18 de novembro à reflexão sobre “Quem é o meu próximo”, sendo orador central o teólogo Enzo Bianchi. No dia 1 de dezembro, o Padre Rossano Sala falará sobre as “Interpelações do Papa Francisco para a Igreja de hoje” e a Irmã Nathalie Becquart abordará o tema “Centralidade da Pessoa de Jesus Cristo no Magistério do Papa Francisco em ordem à renovação da Igreja”.

A jornada conta também com o contributo do Padre Sérgio Leal, que analisa “A Caminhada da Igreja Conciliar na promoção da participação ativa de todos os batizados”. No dia 2 de dezembro, os oradores vão focar-se na “Igreja, comunidade de discípulos missionários, em saída, de portas abertas e acolhedoras” e no que será a Igreja pós-Sínodo.