O Arcebispo Metropolita de Braga desafia os sacerdotes a fazerem uma experiência missionária fora da arquidiocese.
O desafio é deixado na mensagem que D. José Cordeiro fez e gravou para assinalar o mês das Missões que se celebra ao longo do mês de outubro.
«Uma proposta que a Arquidiocese de Braga faz é que haja a coragem de alguns padres fazerem a experiência missionária fora da sua arquidiocese, por exemplo, em Moçambique, em Ocua, onde temos a paróquia que nos está confiada. Fazer um tempo, um mês, alguns meses, um ano», afirma o prelado.
D. José Cordeiro propõe ainda que os sacerdotes possam criar alguma geminação com outras paróquias, revelando que a Arquidiocese de Braga está a criar mais protocolos, nomeadamente com Cabo Verde, Angola, e em algumas dioceses com quem se pretende maior proximidade, acolhendo em Braga sacerdotes ou leigos para formação ou uma experiência pastoral. «E assim sentir que na Igreja não há fronteiras. Somos a mesma e única Igreja», salientou.
Na sua mensagem, o Arcebispo Metropolita de Braga lembra que ser missão é ser sinodalidade, «é ser alguém que corresponde com acto de amor ao amor que Jesus nos tem». «Levar Jesus a todos e trazer todos a Jesus é o grande desafio missionário», salienta o prelado.
Na mensagem, que pode ser visualizada nas redes sociais da Arquidiocese de Braga, D. José Cordeiro lembra o tema deste ano escolhido pelo Papa Francisco. «“Tu és uma Missão” e não tens apenas uma missão na Igreja e no Mundo, as sim nos desafia o Papa Francisco», afirma. O prelado salienta que a alegria é missionária e, por isso, é contagiante. E os exemplos de Santa Teresinha do Menino Jesus e de homens e mulheres, devem ser uma interpelação.