twitter

Esposende comemora Dia Nacional do Peregrino

Esposende comemora Dia Nacional do Peregrino
Fotografia DR

Publicado em 10 de outubro de 2023, às 19:25

Receção junto à Ponte de Fão e caminhada são algumas iniciativas programadas

Esposende vai assinalar o Dia Nacional do Peregrino, na próxima sexta-feira, 13 de outubro, com uma ação junto à ponte D. Luís Filipe (ponte de Fão), envolvendo peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

Tal como aconteceu no dia de S. Tiago, a 25 de julho, será feita, junto aquela travessia, a Receção ao Peregrino, durante a qual haverá a oferta de um pequeno lanche, composto essencialmente por fruta e outros produtos locais.

Esta é uma das iniciativas programadas pelo município, em colaboração com a Associação Jacobeia de Esposende “Via Veteris”, para comemorar esta data que se estenderá em Esposende até domingo, dia em que se realizará a “Caminhada Dia do Peregrino - De São Tiago a Santiago”.

A comemoração do Dia Nacional do Peregrino «enquadra-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende 2023-2027 e está interligada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, decorrente da crescente importância que o Caminho Português da Costa representa para o desenvolvimento turístico e económico do concelho de Esposende», explica a Câmara Municipal.

No território de Esposende, quer os peregrinos de Santiago, quer os de Fátima, podem pernoitar no Albergue de S. Miguel de Marinhas, em funcionamento há 12 anos.

Desde a sua inauguração, no dia 13 de maio de 2011, dia de Nossa Senhora de Fátima, até ao final de setembro deste ano, acolheu 40.688 peregrinos. Este ano, até à data, regista já mais 5.273 peregrinos que em todo o ano transato. São, na sua grande maioria, oriundos da Alemanha, Itália, Espanha, Chéquia, França, Portugal, adianta a autarquia. 

Também o Centro de Informação Turística de Esposende e o Ponto de Apoio ao Peregrino registam um «crescimento exponencial no número de peregrinos, na busca das mais variadas informações», acrescenta a Câmara, sem adiantar números.

No Centro de Informação Turística de Esposende está patente, até ao final deste mês, a exposição “O Caminho de Santiago pelas nossas mãos..:”, com trabalhos de vários artesãos de Esposende, tendo como denominador comum a temática dos Caminhos de Santiago.

O certame é composto por trabalhos de Alberta Domingues, Artur Fernandes, Carla Alves, Celestino Silva Cristina, Reis, Denise Santos, Dores Viana, Fernanda Regado, Graça Almeida, Isabel Sá Fernandes, Juan Carlos Guisasola, Lily Dardenne, Luísa Queiroga e Susana Fernandes.

O Dia Nacional do Peregrino foi instituído pela Assembleia da República em 2014, determinando a sua comemoração a 13 de outubro, data em que se assinala a última aparição da Senhora de Fátima.