twitter

Papa lembra que mexericos sujam as pessoas e «sufocam a sociedade»

Papa lembra que mexericos sujam as pessoas e «sufocam a sociedade»
Fotografia DR

Redação

Agência Ecclesia

Agência noticiosa católica

Publicado em 16 de setembro de 2023, às 11:40

Alerta do Santo Padre

  O Papa pediu aos participantes no Congresso Mundial dos Oblatos Beneditinos que pratiquem a hospitalidade num mundo «fragmentado e acelerado», que fechem os ouvidos aos «mexericos» e que procurem Deus e sejam entusiasmados pelo Evangelho.

 «Como Oblatos, o vosso mosteiro mais amplo é o mundo, a cidade e o local de trabalho, pois é aí que sois chamados a ser modelos de acolhimento em relação a quem quer que bata à vossa porta, e modelos de amor preferencial pelos pobres. É isto que significa acolher», referiu Francisco, num discurso publicado pela Sala de imprensa do Vaticano.

 Aos participantes do 5.º Congresso Mundial, que recebeu no Vaticano, o Papa pediu para combaterem a tentação de se fecharem e indicou que uma forma de fechamento hoje são os «mexericos». «Os mexericos «sujam» as outras pessoas. «Eu fecho-me ao outro porque ele ou ela é um miserável». Por favor, como beneditinos, reservem a vossa língua para louvar a Deus, e não para coscuvilhar sobre os outros. Se conseguirem mudar as vossas vidas de modo a não falarem mal dos outros, terão aberto a porta para as vossas causas de canonização».

 Francisco lamentou que a sociedade esteja a «sufocar» em «egoísmo, individualismo e indiferença» e acrescentou que os mexericos fecham as pessoas nessa realidade. O Papa saudou o «grande património de santidade e de sabedoria» de que os beneditinos são «depositários» e pediu que, «sem cessar», procurem e testemunhem «o amor de Deus», os mais pobres.