twitter

D. José Cordeiro defende necessidade de formação na área da pastoral litúrgica

D. José Cordeiro defende necessidade de formação na área da pastoral litúrgica
Fotografia Secretariado Nacional de Liturgia

Redação

Publicado em 08 de setembro de 2023, às 11:25

No encontro nacional que reuniu meio milhar de pessoas em Fátima

O presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, D. José Cordeiro, afirmou defendeu ontem que a formação na área da pastoral litúrgica «é tão necessária como atual», tendo este ano por tema central o caminho sinodal e os ministérios. «O tema tem a ver com o caminho sinodal de toda a Igreja, mas também pela recente inovação do Papa Francisco em relação aos ministérios instituídos de leitor, acólito, catequista, aberto a homens e mulheres. O próprio tema, ‘Ministérios na Igreja Sinodal’ não apenas os ministérios instituídos mas todos, ordenados, não instituídos, designados, ao serviço da evangelização e da comunidade cristã», explicou D. José Cordeiro.

O também Arcebispo Metropolita de Braga falava no âmbito do 47.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que decorreu de 4 a 7 de setembro, no Santuário de Fátima, subordinado ao tema ‘Ministérios na Igreja Sinodal’, no Santuário de Fátima. Para o também Arcebispos Metropolita de Braga «o ministério está ao serviço do corpo de Cristo que é a Igreja» e os ministérios na liturgia, na catequese, na caridade «estão interligados e não se pode construir a comunidade sem esta interligação dos vários serviços». «Nós aqui temos como que um sínodo concentrado, porque todos os ministérios, todos os serviços, são para a edificação da comunidade cristã e servir, não de qualquer maneira, mas com a maior dignidade, com a melhor beleza, com a nobre simplicidade, como é característica da liturgia da Igreja», acrescentou.

D. José Cordeiro recorda também que «os ministérios agora entendidos noutro horizonte», que o Papa instituiu nos seus documentos – leitorado, acolitado, e catequista – «foram já decretados pela CEP e em cada diocese terão o seu ritmo», por isso, é necessária «mais formação em cada Igreja local», mas também a nível nacional. «Neste dinamismo que sentimos da Jornada Mundial da Juventude e deste caminho sinodal, queremos aprofundar e interligar a Jornada Mundial da Juventude, o Sínodo, o 5.º Congresso Eucarístico Nacional, o Jubileu, para que haja um processo e estas ações constituam todas um processo», disse. Para D. José Cordeiro, a realização do 47.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica deu continuidade a um projeto de “formação séria, simples, e bela para as dioceses em Portugal».