twitter

Santuário da Peneda é lugar de encontro de devotos portugueses e galegos

Santuário da Peneda é lugar de encontro de devotos portugueses e galegos
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 26 de agosto de 2023, às 18:57

Romaria, no concelho de Arcos de Valdevez, decorre de 31 de agosto a 8 de setembro.

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Gavieira, Arcos de Valdevez, prepara-se para a grande romaria do ano, que decorrerá de 31 de agosto a 8 de setembro com um programa que concilia as celebrações religiosas com uma parte cultural de tradição popular. 

João Lavrador, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, vai presidir, no último dia, à Eucaristia e procissão da Festa da Natavidade de Maria, a partir das 11h00, celebrações que marcam o encerramento das festividades.

Numa nota à imprensa, a Confraria salienta a dimensão religiosa desta Romaria, naquele que é o «Santuário diocesano com maior relevo em toda a diocese de Viana do Castelo e no Minho».

«As celebrações diárias, procissões, confissões, marcam o ritmo do dia-a-dia no Santuário. É verdadeiramente uma romaria, onde no meio do serra, Maria nos convida ao encontro com o seu Filho Jesus Cristo», assinala a Confraria, destacando que aos peregrinos portugueses vão juntar-se muitos espanhóis, principalmente durante os dias 5 e 6 de setembro.

Na novena, além da Eucaristia, haverá diariamente oração de vésperas e procissão com o Rosário. No dia 1, às 21h00, é celebrada a Via Sacra, e no dia 7 sairá a procissão de Velas, também às 21h00 

No dia dedicado aos espanhóis, 5 de setembro (terça-feira), será celebrada, como já vem sendo habitual, uma missa em castelhano, às 12h00, presidida por um sacerdote vindo da Galiza. E à noite, pelas 21h00, haverá a bênção de gaitas de foles, no santuário, com a presença de um grupo galego. 

No dia seguinte, também a partir das 21h00, é a vez da bênção de concertinas, ao que se seguirá a entoação do Hino Akathistos em honra da Virgem, Mãe de Deus. Este momento termina com o beijo da imagem da Senhora, que vai ser retomado depois de três anos interrompido por força da pandemia de Covid-19. 

Além das celebrações religiosas, que marcam o programa durante os nove dias das festividades, a romaria conta com uma parte mais lúdico-cultural, da qual a Confraria destaca o concerto de Ana Bacalhau, na noite do dia 2 de setembro (sábado), bem como o Encontro de Gaitas de Foles, no dia 5 de setembro, e o Mega Encontro de Concertinas, no dia seguinte.

O recinto será animado também pelo Rancho Folclórico das Camponesas da Vila do Soajo, na tarde do dia 3 de setembro.