A Diocese de Viana do Castelo tem 1474 jovens estrangeiros inscritos e confirmados para participar nas dinâmicas dos Dias na Diocese, na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. O número é avançado pelo coordenador do Comité Organizador Diocesano (COA), num entrevista ao Notícias de Viana, mas ainda não é definitivo, já que poderão surgir confirmações de dioceses que iniciaram contactos e de grupos que manifestaram interesse em fazer as “pré-jornadas” em Viana.
De acordo com o padre Domingos Meira, cerca de 70 por cento das inscrições confirmadas são de grupos de jovens de França e da Polónia.
«Temos ainda confirmado um grande grupo da Croácia, da arquidiocese de Split-Makarska, dois grupos do Reino Unido, e grupos da América Latina, nomeadamente da Argentina, Bolívia e Venezuela. Confirmadas estão também duas religiosas oriundas da Islândia», indicou.
O COA de Viana tem registadas cerca de 200 famílias para o acolhimento dos jovens estrangeiros, um número que, segundo o padre Meira, «é insuficiente para dar resposta a todas as dioceses que já fecharam a sua inscrição».
«São ainda necessárias mais família de acolhimento. Continuamos a dar eco a esta necessidade», nota o sacerdote, acrescentando que «é necessário fechar o programa de acolhimento que está a ser trabalhado a nível local pelas equipas arciprestais e pelas equipas paroquiais».
O programa de acolhimento assenta em cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio. Neste trabalho, refere o sacerdote, é «fundamental» também reforçar a preparação espiritual das famílias, paróquias e voluntários que vão receber os peregrinos, para que estes dias na Diocese de Viana, de 26 a 31 de julho, sejam «uma verdadeira experiência de acolhimento e de comunhão» e dias «enriquecedores» para os jovens.
O COD de Viana vai realizar no próximo dia 8 de junho, em Paredes de Coura, o terceiro e último grande encontro diocesano de preparação para a JMJ, depois de no dia 30 de maio cerca de 500 jovens se terem reunido em Valença.
Para além destes encontros a nível diocesano, os jovens têm sido convidados a completarem o itinerário de preparação para a JMJ com o Rise Up, encontros de catequeses que desafiam a refletir sobre grandes temas lançados pelo Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia. O Comité Organizador Local (COL) lançou recentemente uma série de Encontros Preparatórios, com conteúdos que proporcionam espaços de reflexão, escuta e partilha sobre estes temas.